sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Dinâmica nova: PEIXINHOS E TUBARÕES

Essa dinâmica é muito parecida com o pega-bandeira. Você deve dividir as crianças em 02 times, e dividir o espaço em 02, esse será o campo. No final de cada "campo" coloque uma bandeira (que pode ser um pedaço de tecido, ou uma caixa, de preferência algo que não seja duro ou pesado, para não machucar as crianças). Um time será os PEIXINHOS, outro time será os TUBARÕES. Cada time deve defender a sua bandeira e tentar pegar a banderia do outro. Diferente do pega-bandeira, nesta brincadeira, quando alguém do time oposto é pego dentro do seu campo, essa pessoa não fica colada, mas se torna parte desse time. Por exemplo: Se um peixinho ir para o campo dos tubarões para tentar roubar a sua bandeira e for pego, ele se tornará um tubarão também.

Com essa dinâmica podemos trabalhar as influências. Muitas vezes nos deixamos influenciar pelo que nossos amigos dizem ou pensam de nós. Muitas vezes, na maioria, somos influenciados a fazer coisas erradas: beber, fumar, usar drogas, mentir, roubar.
Não precisamos fazer uma tatuagem, colocar um piercing, usar roupas que não gostamos porque nossos amigos fazem isso ou querem que façamos. Não precisamos, e nem devemos, beber, usar drogas e fazer coisas erradas porque nossos amigos querem ou nos chamam de fracos se não fazemos.

Precisamos ter valores bons e perseverar no bem.

FESTA DAS TENDAS ( DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS)

Apesar de muita gente nem lembrar ou não saber, dia 24/11 deste ano foi o DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS.  Esse dia é bem tradicional nos Estados Unidos e no Canadá, faz parte da tradição desses países, e lá é feriado.
O dia de ação de graças é comemorado na 4º quinta-feira do mês novembro, é um dia dedicado a festejar. As famílias, amigos e vizinhos se reunem, fazem um grande banquete, há desfile nas ruas... O motivo deste dia? AGRADECER A DEUS PELAS BENÇÃOS RECEBIDAS DURANTE O ANO!

Muita gente não sabe, mas é um dia Biblico.
O povo de Deus, após ser liberto do Egito, caminharam por muito tempo e enfrentaram muitos desafios até chegarem à Terra Prometida. Após chegarem, tiveram que recomeçar suas vidas. Construir casas, plantar alimentos, criar animais para viverem; pois naquela época não havia essas facilidades que temos hoje em dia (supermercados, lojas, etc.). Deus disse a Moisés que as pessoas deveriam comemorar a libertação do Egito e todas as bençãos recebidas em uma festa que duraria 07 dias, e que durante esses 7 dias deveriam dormir em tendas (por isso do nome), para lembrar do tempo de escravidão e que moraram em tendas no deserto.  Neste dia eles colhiam frutas, mel, faziam pães, comiam cereias... Mas, principalmente, rezavam agradecendo a Deus por cuidar deles, por os ajudar.

O dia de ação de graças, nos EUA e Canadá, é um dos feriados mais importantes. Lá esse dia surgiu através de imigrantes, que estavam fugindo de seu país natal por conta de guerras, fome, doenças, e que ao atravessar o oceano (lembrando que naquela época não existia os barcos cheios de tecnologia que temos hoje. Era tudo muito simples, na base do remo) e chegar à sua Terra Prometida (EUA), após reconstruirem suas vidas, após a primeira colheita, resolveram se unir e fazer uma bonita festa de Gratidão, por estarem bem, por terem sobrevivido e por todas as bençãos alcançadas. E assim, se tornou tradição no país.
Apesar de aqui no Brasil esse dia existir (é comemorado no mesmo dia que nos EUA), ele não é lembrado, não é celebrado. Mas nós, da Infância e Adolescência Missionária, resolvemos celebrar o dia de ação de Graças.
Para celebrar esse dia tão especial, montei uma super tenda dentro de minha sala.
Montei com cordas, lençois e colchas, num tamanho suficiente para que colbessem todos (16 crianças), após fazer algumas músicas de animação, fizemos uma oração inicial, convidei todos para entrarem na tenda e contei a eles a história do dia de ação de graças (tanto dos EUA quanto da Biblia, comparando as 02 situações, que, convenhamos, tem muitas coincidências). Após, entreguei um coração de papel cartão vermelho para cada um e pedi para que eles escrevessem pelo que gostariam de agradecer a Deus, que bênçãos receberam durante esse ano, etc. (dei 05 minutos para essa atividade), depois que todos escreveram seus agradecimentos no coração, os convidei para rezarmos o terço bizantino, que montamos um especialmente para agradecimento (NAS CONTAS DO PAI-NOSSO REZAMOS: ALELUIA! DEMOS GRAÇAS AO SENHOR PORQUE ELE É BOM, O SEU AMOR DURA PARA SEMPRE. E NAS CONTAS  PEQUENAS - DA AVE-MARIA, REZAMOS: NA PRIMEIRA DEZENA: OBRIGADO JESUS PELA VIDA!
  NA 2ª: OBRIGADO JESUS POR MINHA FAMÍLIA!
NA 3ª: OBRIGADO JESUS POR CUIDAR DE NÓS!
NA 4ª OBRIGADO JESUS POR TODA A CRIAÇÃO!
NA 5ª: OBRIGADO JESUS POR SER MEU AMIGO.
Deixamos para o final as 3 contas que rezamos a ave-maria no terço normal, antes de iniciar a primeira dezena. Nelas rezamos: EU TE AMO MEU JESUS!

Após o terço cantamos OBRIGADO SENHOR - uma música linda de Eugenio Jorge (letra abaixo):
  
Obrigado, Senhor
Porque És meu amigo
Porque sempre comigo
Tu Estás a Falar

No perfume das flores
Harmonia das cores
E no mar que murmura
Teu Nome a Rezar

[Refrão] /Escondido tu estás
No verde das florestas
Nas aves em festa
No sol a brilhar

Na sombra que abriga
A brisa amiga
Na fonte que corre
Ligeira a cantar/

Te agradeço ainda
Porque na alegria
Ou na dor de cada dia
Posso te encontrar

Quando a dor me consome
Murmuro O Teu Nome
E mesmo sofrendo
Eu posso cantar

[Refrão] - 2x


E então pedi para que cada criança colocasse o coração com o agradecimento na árvore da gratidão, que é um vaso com diversos galhos secos. Depois desse momento de oração e agradecimento a Deus, começamos a partilha.
Eu havia pedido anteriomente mais ou menos um mês antes dessa celebração que as  crianças pensassem em algo para partilhar. Poderia ser uma comida, uma música que elas cantariam, uma brincadeira nova que aprenderam, um poema. E para encerrar nosso encontro fizemos esse momento onde elas partilharam seus dons e após fizemos o café.

passei a eles essa mensagem, que eu escrevi, ao refletir o que seria o dia de ação de graças:
"DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS É UM DIA PARA OLHARMOS PARA TRÁS. MAS NÃO PARA RECLAMARMOS DO QUE NÃO DEU CERTO NO NOSSO ANO, DAS COISAS QUE NÃO CONSEGUIMOS. E SIM, PARA OLHARMOS PARA TRÁS E VERMOS O QUANTO FOMOS AGRACIADOS NO ANO QUE ESTÁ CHEGANDO AO FIM. PARA AGRADECERMOS PELOS AMIGOS NOVOS QUE FIZEMOS; PELAS COISAS NOVAS QUE CONQUISTAMOS; PELA NOSSA SAÚDE, PELA SAÚDE DE NOSSA FAMILIA; POR ESTARMOS VIVOS". (taiane mariele schroder)

No final, ainda lancei a eles um desafio:
Todos os dias olhar para trás, para o dia que passou, e agradecer a Deus pelas bençãos recebidas. 


Depois eu posto as fotos para vocês galerinha!




segunda-feira, 13 de junho de 2016

Dia das Mães.

No dia das mães fizemos um café especial para as mães... As crianças cantaram a música MÃE do Rick e Renner e como lembrancinha demos uma tulipa perfumada.
As mães participaram de um caça ao tesouro, onde tinham que encontrar seus tesouros: os filhos.



quarta-feira, 6 de abril de 2016

DEUS NA MINHA HISTÓRIA

Sábado (02/04/16) fizemos o encontro Deus na minha história. Iniciamos com a Brincadeira JESUS TE AMA PORQUE.... 

Brincadeira: PEÇA PARA AS CRIANÇAS FAZEREM UM CÍRCULO (podem ficar em pé ou sentadas), uma das crianças fica no meio. Essa criança dirá JESUS TE AMA PORQUE...  e vai dar uma caracteristica encontrada em 02 ou mais pessoas do grupo (Por exemplo: JESUS TE AMA PORQUE VOCÊ ESTÁ DE AZUL) AÍ TODAS AS CRIANÇAS QUE TIVEREM USANDO ALGO DA COR AZUL DEVEM TROCAR DE LUGAR, E A CRIANÇA QUE ESTÁ NO MEIO DEVE TENTAR PEGAR O LUGAR DE UMA DELAS, A CRIANÇA QUE FICAR EM PÉ É A PRÓXIMA A DIZER JESUS TE AMA PORQUE... (É uma brincadeira muito divertida, as crianças vão adorar. Ao final faça uma reflexão dizendo que Jesus não tem um motivo para nos amar, Ele ama a todos nós do jeito que somos (de olhos azuis, castanhos, cabelo liso, enrolado, sem cabelo, não importando a roupa) JESUS AMA A CADA UM DE NÓS).

Nesse encontro refletimos sobre a presença de Deus em nossas vidas, as crianças conversaram com os pais sobre milagres que a familia já vivenciou, e também compartilharam em quais momentos sentiram a presença de Deus em suas vidas.
Após a partilha desses momentos, fiz uma reflexão sobre as dificuldades que as crianças vão enfrentar um dia (na escola, para achar emprego, para realizar seus sonhos, para pagar as contas), mas que quando as dificuldades vierem não devemos nos desesperar, mas ficarmos confiantes, porque Deus está conosco e nos mostrará o caminho a seguir, não podemos perder a fé.

DIA DA PARTILHA

Recentemente fizemos com as crianças o dia da partilha. Neste dia, cada criança levou algo para partilhar (música, dança, poesia, mensagem, receitas, etc.). Após cada criança partilhar o que levou, fizemos uma dinâmica, onde cada criança escreveu em um pedaço de papel, um problema que vinha enfrentando ou algo que a deixou triste, não era necessário colocar nome no papel. Após elas escreverem, eu dobrei os papéis, os coloquei em uma caixinha e cada criança sorteou um papel. Elas tinham que ler o problema e pensar em algo para resolver esse problema, ela tinha que aconselhar". Foi uma experiência muito boa, que permitiu as crianças entender que todos têm problemas ou algo que os entristece, às vezes achamos que nossos problemas são maiores que o dos outros, mas não fazemso nem ideia do que o outro passa. Após essa dinâmica fizemos um reflexão sobre os verdadeiros amigos.
Os amigos verdadeiros são aqueles que compartilham com você músicas, receitas, mensagens... São aqueles que se alegram com sua alegria, e que estão ao seu lado nos momentos dificeis. Jesus é um amigo verdadeiro, está sempre conosco; e as pessoas de nossa familia também são amigas de verdade (pai, mãe, irmãos, avós, tios - ou qualquer outra pessoa que seja a responsável pela criança, que a educa, a orienta, etc.)
Refletimos tambem que temos de ser compreensivos um com o outro, pois todos nós temos problemas...