-grupos com no minimo 6 integrantes
Material utilizado: BALÕES de qualquer cor, um para cada participante
pedaços de barbante mais ou menos 40cm para cada participante
bomboms ou balas para cada participante.
Procedimento:
peça para as crianças encherem o balão,após feito isso, pegue o barbante e amarre o balão na perna de cada criança , fale a ela que aquele balão representa a sua vida, que ela deve protege-la e que aqueles que ao final do tempo estiverem com suas bexigas ainda cheias,ganharam um bombom ou balas...
ao falar isso as crianças por extinto próprio tentaram estourar a bechiga de seus colegas, estimule um tempo, uns minutinhos para que isso ocorra, ao final do tempo, mostre as crianças que havia doce para todas elas, e que elas não precisavam estourar a bechiga dos colegas.... reflita sobre a importancia de cada um cuidar da sua vida, de não ser egoísta, de não querer estragar a alegria dos outros, enfatize que Deus ama a cada um de nós , do jeito que somos e que existe um lugar especial para cada um de nós.
Dinâmica do cego e do guia.
-pelo menos 1 dupla.
Material utilizado: vendas para cada participante
Procedimentos:
monte um caminho com diversos obstáculos, separe as crianças em dupla, oriente-as que em cada dupla um será o cego e o outro será guia, e que a missão do guia é conduzir o cego pelo caminho montado, cuidar dele para que ele não caia e não se machuque. Coloque a venda em quem será o cego e de inicio ao passeio, no final do percurso pode também inverter, agora quem era guia vai ser cego, e quem era o cego vai ser o guia. Ao final da dinamica pergunte a cada um como se sentiu sendo cego e sendo guia, quais dificuldades encontrou, o que achou mais dificil, conduzir ou ser conduzido...
Enfatize que Deus cuida de cada um de nós, que Ele caminha conosco, nos protege, nos orienta através de nossos pais, dos professores, da Biblia, e que nós devemos sempre procurar ouvi-lo e obedece-lo.
Pode-se também chamar a atenção das crianças, quanto ao respeito com os deficientes visuais, quanto as vendas que o mundo põe em nós...
Siga o Mestre
essa brincadeira é simples e conhecida de todos, mas sempre podemos dar um sentido novo a ela, organize todos os integrantes em uma fila, eleja um integrante para ser o mestre, ele deverá assumir a ponta da fila, tudo o que ele fizer os outros deverão seguir... pode-se ir trocando o mestre ao longo da dinâmica...estipule um tempo para essa atividade...
as reflexões que podemos fazer através dessa brincadeira são inúmeras, vou deixar duas como exemplo... podemos refletir sobre Jesus ser o bom pastor, será que quando fomos mestres agimos como o bom pastor, não deixando ninguém para traz, cuidando e resgatando as ovelhas que se perderam ou se machucaram, fomos bons pastores? Devemos seguir o modelo de Jesus, na nossa escola, casa, pelas ruas, cuidando das pessoas, orientando-as e levando-as para o bom caminho.
Podemos refletir também sobre as influencias do mindo, muitas vezes vamos na onda dos outros, dos que ousamos em chamar de amigos, e acabamos nos separando de Jesus, entrando pro mundo das drogas, da violência, do alcool... mas Jesus não desiste nunca de nós...
Você tira o chapeu???
Materiais necessário:
-um pequeno espelho e um chapeu ou boné?
Procedimento:
coloque o espelho dentro do chapeu/boné, peça a cada criança que se levante e olhe para a pessoa que está dentro do chapeu e diga se tira ou não tira o chapeu para ela, e porque?
Com essa dinâmica podemos refletir com as crianças, que todos nós temos defeitos e coisas em que precisamos mudar e melhorar, pode-se após cada uma dizer se tira ou não tira o chapeu para si mesma, pedir para desenharem a sua mão, e em cada dedo deverão escrever um defeito seu... do outro lado escreverão como poderão mudar, e transformar esses defeitos em qualidade, por exemplo:
TEIMOSIA em PERSEVERANÇA
MEDO em CUIDADO/CORAGEM....
Alerta!!!
material necessário: uma bola
grupo de pelo menos 6 participantes
Para essa dinâmica você pode tanto usar o proprio nome dos participantes , como pode pedir para que eles escolham nome de discipulos, profetas, juízes....
Regras do jogo:
Um dos integrantes vai jogar a bola para cima, chamando pelo nome de um dos integrantes...todos devem correr até que o chamado pegue a bola e grite: ALERTA!!!
Neste momento todos devem parar e o chamado tera que acertar outro integrante com a bola, para isso poderá usar de 3 passos grandes, caso ele não acerte ninguém, todos poderão correr novamente, até que ele pegue de novo a bola e grite ALERTA!!!
Quando ele conseguir acertar alguém, todos se reunem novamente e a pessoa que foi acertada irá jogar a bola e chamar outra pessoa.
REFLEXÃO PARA ESSA DINÂMICA:
Pode-se refletir sobre o nosso chamado,assim como os discipulos foram chamados, Deus chama a cada um de nós, precisamos estar atentos....
JÓIA NAS COSTAS
Material necessario: papeis com nome de todos os integrantes, alfinetes
Procedimento:coloque nas costas de cada integrante o nome de outro integrante, eles terão que descobrir quem é a pessoa que está em suas costas, mas para isso ele terá que pedir aos outros integrantes que o digam quais as qualidades dessa pessoa e anotem no papel em suas costas... através dessas caracteristicas o integrante terá de tenter adivinhar de quem é o nome que está em suas costas... o papel é entregue para a pessoa correspondente como lembrança....
REFLEXÃO PARA ESSA DINÂMICA:
Todos nós somos jóias preciosas de Deus,cada um a sua maneira...mas todos somos importantes.
Cada um tem um dom, e esse dom é importante para o mundo.
REI E SERVO
Materias necessários: uma coroa que pode ser feita de EVA,uma cadeira que será o TRONO,nome de todos os integrantes preparados para sorteio para ser rei e nome de todos para sorteio para ser servo, um lanche, que pode ser um bolo e um refrigerante, copinhos, pratinhos e garfinhos para todos....
O objetivo dessa dinâmica é mostrar que nós devemos aprender a servir e ser servidos.
Procedimentos:
sorteie um integrante para ser o REI e um para ser o SERVO. O rei deve sentar no trono, enquanto o servo coloca em sua cabeça a coroa e o serve o lanche. O rei deve dar uma ordem ao servo, pode ser um mico ou uma atividade para ele cumprir naquele momento ou durante a semana,como fazer uma oração, arrumar as suas coisas, dar um passeio, buscar algo, etc. Lembrando que só é valido coisas possíveis de se fazer e que não irão ferir ou humilhar ninguem.
Faça os sorteios até que todos tenham sido uma vez REIS e uma vez SERVOS.
REFLEXÂO DESSA DINÂMICA: nós precisamos aprender a servir com amor, alegria e carinho, e devemos aprender a ser servidos com gratidão.... tudo o que fazemos afeta direta ou indiretamente alguém, e sempre dependeremos de alguém e alguem dependerá de nós, pois não é possível viver sozinho... o feijão que comemos foi alguém que plantou,a luz e a água que recebemos passam por mãos de diversas pessoas para ser possível chegar a nossa casa, existe alguem que limpa as ruas, que fabrica as roupas e os móveis que utilizamos, etc...devemos tratar com respeito e amor as pessoas que de certa forma nos servem, trabalham para que as coisas possam acontecer em nossa vida, devemos também aprender a dar ordens, as vezes nosso pedido fere ou magoa alguem,e isso não pode acontecer...devemos também aprender a nos colocar em serviço, a ajudar as pessoas com boa vontade e alegria, aprender a estender as mãos para o outro....
Somente quando as pessoas aprenderem a servir e ser servidos, que as guerras e as violencias acabarão, devemos lutar um ao lado do outro como irmãos, lutar pela paz, pela saude, pelo AMOR!
JESUS NOS ENSINA QUE DEVEMOS SERVIR, QUANDO ELE, MESMO SENDO O FILHO DE DEUS LAVA OS PÉS DE SEUS DISCIPULOS E NOS PEDE QUE DEVEMOS LAVAR TAMBÉM OS PÉS DE NOSSOS IRMÃOS.
COM DEUS...
Materiais necessários: folha sulfite e lapis suficiente para todos
Procedimentos: peça para que as crianças/jovens fechem os olhos e tentem desenhar uma casa com jardim... ( dê um tempo para faze-lo) Peça para que olhem como ficou, no geral fica tudo mio fora do lugar, a janela meio que voando,... a casa fica bem estranha.
Após peça para que virem a folha e desenhem agora com os olhos abertos...
Quando todos terminarem peça para que comparem...qual desenho ficou mais bonito? O com os olhos fechados? Ou o com os olhos abertos?
Obviamente o com os olhos abertos ficará melhor, então peça para que escrevam no desenho que fizeram com os olhos fechados a frase: SEM DEUS... e no que fizeram com os olhos abertos: COM DEUS!!!
REFLEXÃO PARA ESSA ATIVIDADE: a nossa vida é assim quando colocamos Deus nela, tudo fica ajeitado, fica no seu lugar, tudo fica mais bonito, mas quando tiramos Deus dela, não deixamos que Ele faça parte da nossa vida, tudo fica estranho, fora do lugar!!!
NOITE DO AVESSO
EVENTO: CADA ATIVIDADE DA NOITE DEVE SER CONDUZIDA EM ORDEM DIVERTIDA. À CHEGADA, RECEBA OS PARTICIPANTES PELA PORTA DOS FUNDOS E LEMBRE-SE DE DIZER "ADEUS", QUANDO SAÍREM, DÊ BOAS VINDAS E APRESENTE OS EVENTUAIS VISITANTES. A CONTAGEM DOS PONTOS DAS BRINCADEIRA DEVEM SER REGRESSIVAS, OU SEJA , PARTE-SE DO ZERO E PERDEM-SE PONTOS AO GANHAR UMA COMPETIÇÃO. OS AVISOS E AS INSTRUÇÕES SÃO DADOS POR UMA PESSOA VIRADA DE COSTAS. O JANTAR DEVE SER SERVIDO EM ORDEM INVERTIDA, COMEÇANDO PELA SOBREMESA.
VARIAÇÃO: PREPARE UM JANTAR PROGRESSIVO OU UM LANCHE PROGRESSIVO, COMEÇANDO PELA SOBREMESA, E UTILIZE VÁRIAS SALAS DO LOCAL. OS PARTICIPANTES DEVEM SE LOCOMOVER DE COSTAS.
PODE-SE TAMBÉM FAZER A BRINCADEIRA MORTO/VIVO, SÓ QUE COM PALAVRAS DE VIDA E DE MORTE, E AO CONTRÁRIO; QUANDO FALAR UMA PALAVRA DE VIDA, TODOS DEVERÃO SE ABAIXAR,E QUANDO FOR UMA PALAVRA DE MORTE TODOS DEVERÃO SE LEVANTAR! A CORRIDA DO AVESSO TAMBÉM É LEGAL, TODOS DEVERÃO CORRER DE COSTAS.
NO EVENTO TAMBÉM PODEMOS FAZER CRACHAS COM OS NOMES DOS PARTICIPANTES ESCRITOS AO CONTRÁRIO E FAZER O CONCURSO DA GAROTA E GAROTO AVESSO.
COMPARTILHAR: EM NOSSAS VIDAS CORREMOS O PERIGO DE ESTABELECER PRIORIDADES INVERTIDAS - AGEU 1; MARCOS 8:35-37
Material necessário 5 lapis de cor, ou palitinhos de churrasco para cada um.
Anote as palavras proíbidas num local que seja bem visível, divida a turma em duplas, e diga à eles que eles deverão conversar durante 05 minutos; mas devem tomar cuidado para não falar as palavras proíbidas, pois para cada palavra proíbida que é falada, perde-se um palito ou lápis para o outro integrante. No final do tempo estabelecido aquele que tiver mais palitos ou lápis ganha.
AS PALAVRAS PRÍBIDAS SÃO: MEU/MINHA ; EU, NÃO.
Essa brincadeira pode ser feito até com crianças de 05 anos, eu fiz com a minha turminha da IM, e mesmo as crianças mais pequenas de 05 anos participaram e pra falar a verdade foram muito bem, uma ganhou de uma crianças de 09 anos. Isso porque eles fixam bem o que não pode falar, é só explicar bem.
Reflexão: essa brincadeira tem o objetivo de nos conscientizar a respeito do egoísmo, muitas vezes somos egoístas, durante uma conversa falamos inumeras vezes EU, MEU/MINHA, NÃO. Precisamos aprender a ouvir mais o outro, a se interessar mais pelo que o outro tem a nos dizer, não devemos achar que somos melhores que o outro. Essa brincadeira nos ajuda também a refletir a questão da mentira, pois muitas vezes a criança vai mentir para não perder o palitinho, o que é errado, pois ela pode dizer a verdade usando de outras palavras, ou seja a brincadeira ainda nos ajudará a se expressar melhor.
você vai precisar de giz de cera branco, folha sulfite e tinta guache azul, verde ou vermelho.
Com o Giz branco escreva: A VERDADE SEMPRE APARECE! na folha de sulfite.
Inicie o encontro pergutando as crianças se elas já mentiram... deixe-as falar... continue a conversa perguntando se alguma vez já descobriram uma mentira delas, se já, como se sentiram ao serem descobertas.. pergunte se elas conhecem alguem que tenha mentido e tenham descoberto, etc...
Conte:
HISTÓRIA VERMELHA DE
VERGONHA - Maria Coivo Villela - Editora Àrvore da vida
Ainda estou vermelha de
vergonha,
Sinto o rosto queimar,
Meu coração parece
que apanha,
Preciso me acalmar,
Mas, se alguém me
acompanha,
Vou minha história
contar.
Tudo começou quando
ganhei de presente
Uma carteira diferente.
Fiquei empolgada
Queria enche-la de
trocados.
Enquanto papai o carro
lavava, eu o ajudava;
Assim umas moedas
sempre ganhava.
E minha carteira
estufava
De repente virou mania:
Quando mais tinha, mais
eu queria.
Por mais dinheiro
querer
Acabei por feio fazer
Um dia, com o Lucas fui
brincar
Brinquedos havia no
quarto inteiro;
Mas senti sede, e água
fui tomar
E vi na mesa muitas
notas de dinheiro
Pensei:
Se uma dessas eu levar
Minha carteira mais
cheia vai ficar
Puxei uma e no bolso
escondi
E pra casa logo corri
Ao chegar, fui logo
mostrando:
__Veja o que a mãe do
Lucas me deu!!!
Mamãe olhou com
espanto
E minha trama percebeu
Por que será que a mãe
da gente
Sempre sabe quando
criança mente?
___Mentira tem perna
curta
E tudo o que furta
Será logo descoberto
E deixará o esperto
boquiaberto
Com a mãe do Lucas,
mamãe foi conversar
E num instante da
verdade ficou a par;
Da mentira se
certificou
E seu coração quão
triste ficou!!!
Mamãe me chamou
E bem séria disse
assim:
___Filha, o que não
era seu você pegou
E ainda mentiu para mim
Quando papai chegou
Veio falar comigo;
Mas bravo não ficou,
foi conversa de amigo:
___Filha nós não
podemos mentir nem pegar as coisas dos outros. Jesus ensinou a falar
a verdade sempre e
assim devemos fazer.
Agora pegue este
dinheiro e vá devolver
Eu tinha de ir
Não havia saída;
A mentira eu ia admitir
E uma bronca seria
merecida
Toquei a campanhia da
casa do Lucas,
Devolvi o dinheiro e
pedi mil desculpas,
Mas nem bem terminei de
falar,
Saí correndo para não
chorar
Aprendi a lição
Ainda estou vermelha de
vergonha,
Sinto o rosto queimar;
Meu coração parece
que apanha
Mas já posso me
acalmar
Depois de contar a história mostre a folha as crianças e Pergunte se elas vem alguma coisa escrita na folha.
Elas dirão que não, pois o giz branco não aparece em folha branca.
Peça a uma das crianças pegar a tinta e passar em cima da folha, a medida que a criança for passando a tinta a frase irá aparecendo.
Peça para as crianças lerem o que está escritro, a partir daí inicie uma conversa com elas dizendo que a verdade sempre aparece, que nunca se deve mentir, leia:
"Naquela mesma hora, chegaram os discípulos ao pé de JESUS, dizendo:
QUEM É O MAIOR NO REINO DOS CÉUS? E Jesus, chamando UMA CRIANÇA, a pôs
no meio deles e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e
não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos
céus. Portanto, aquele que se tornar HUMILDE como esta CRIANÇA, esse é o
maior no Reino dos céus."
(Evangelho de Mateus, Capítulo 18, versículos 1 a 4)
(Evangelho de Mateus, Capítulo 18, versículos 1 a 4)
O sabor da palavra de Deus:
Essa dinâmica é legal para ser feita com as crianças, ela dura em torno de 03 meses há um ano, vai depender de você e dos sabores de bala que encontrar.
Todo encontro leve para as crianças balas( mas atenção todas devem ganhar bala do mesmo sabor)
e assim toda semana leve bala de um sabor diferente, não diga nada as crianças do porque, ma peça que antes delas abrirem a bala que elas pensem que sabor será que tem essa bala, será que ela é docinha, azedinha, ardida, mole, dura... peça para que saboreiem bem a bala.... Faça isso por um tempo, pode ser 3 meses, ou mais... Toda semana levando um sabor diferente de bala, cuide para não repetir o sabor...
Ao final do tempo estipulado, pergunte as crianças se elas gostaram das balas que receberam durante esse tempo, se elas lembram que sabores receberam, qual sabor mais gostaram, que sabor menos gostaram e porque... deixa que falem...
Depois pergunte qual a semelhança da Palavra de Deus e das Balas... deixa que falem...
e no final explique que a palavra de deus é como as balas, porque sempre tem um sabor diferente na nossa vida... mas para senti-lo precisamos saboreá-la, isto é, refletir a palavra de Deus. Tem dias que ela vai ter um sabor mais azedo, quando ela nos chama a atenção para algo que fazemos de errado, outras vai ter um sabor mais doce, quando por exemplo estamos sofrendo e ela nos conforta.
DINÂMICA DA PEDRA, COPO E ESPONJA
Que tipo de cristãos nós somos?
Pedra, Giz, Copo, ou esponja?
Para fazer a dinâmica você vai precisar de
Uma bacia Grande com água, um copo, uma esponja e uma pedra.
Procedimentos:
Diga as crianças/jovens que cada objeto representa um tipo de cristão; pegue a pedra e a coloque dentro da bacia: existe cristão que vive dentro da igreja, que vive lendo a palavra de Deus, no entando não consegue absolver nada, não consegue aprender, não consegue viver a palavra e nem passa-la adiante.
Pegue o Giz, mergulheo: pergunte as criançaso que aconteceu... o giz absolveu agua... no entantoe ele não pode passá-la adiante, exitem cristãos assim, eles absolvem a palavra, entendem, mas não conseguem transmiti-la...
Pegue o copo, mergulhe-o e o retire cheio, pergunte o que houve... ele se encheu, e se eu virar ele pode passar essa água para outros... mas ele não absolve nada, se eu virar derramo toda a água.
existem cristãos assim eles vivem só para transmitir a palavra, mas não conseguem absolve-la.
E por ultimo mergulhe a esponja, retire-a e pergunte o que houve... ela se encheu de água e mesmo se eu espreme-la ela continua umida, ou seja ela ainda tem água... e é assim que devemos ser, nós devemos ouvir a palavra, a entender, passa-la adiante, mas mante-la em nosso coração, vivê-la.
Perseguindo um Sonho: ( dinâmica sobre fé)
Material necessário: um balão para cada participante, uma teia feita de lã...
OBS: é interessante fazer essa dinâmica em um lugar aberto, não em uma sala, ou galpão.
Pedir as criança que encham o balão, e explicar a elas que esse balão representa um sonho delas; algo que ela quer ganhar, que ela quer ser quando crecer, etc...
Elas devem fazer um percurso estabelecido, mantendo sempre o balão no ar, não podem perde-lo e nem deixá-lo cair , depois devem passar pela teia, da mesma maneira, sem deixar o balão cair...O legal de fazer a dinâmica fora... é que se tiver vento, o vento fará com que os balões voem alto, pra longe, e as crianças vão se esforçar para não perde-lo...
Reflexão:
Sonhos são dificeis de realizar... às vezes estão mais perto, às vezes mais longe, muitas vezes exige de nós um esforço extra, precisamos correr atrás, em alguns casos ir até para longe, precisamos passar por dificuldades, provações, desafios... mas nunca devemos perder a fé.
Para frizar, contei a história da Carolina- bailarina, história de uma menina pobre que tinha o sonho de ser bailarina, ela perseguiu o sonho dela, sem nunca perder a fé, e conseguiu realizá-lo. A história esta em outro post.
- Depois da dinâmica e da historinha,as crianças podem partilhar seus sonhos, e juntos podemos verificar o que será preciso para alcançá-lo...estudar bastante, se dedicar... etc...
JESUS TE AMA POR QUE....
Disponha as cadeiras em círculo (em número suficiente para todos os participantes)
O coordenador vai ir até uma criança e dizer:
JESUS TE AMA PORQUE... e vai dizer uma caracteristica da criança (porque você é loiro, tem olhos azuis, está de azul, está de tênis, de blusa, etc) ao falar o porque Jesus ama a criança, todos que tiverem aquela mesma caracteristica devem trocar de lugar.
EXEMPLO: JESUS TE AMA PORQUE VOCÊ ESTÁ DE CHINELO (TODOS QUE ESTÃO DE CHINELO DEVEM SE LEVANTAR E TROCAR DE LUGAR)
É interessante usar caracteristicas que mais de uma criança tenha.
Pode usar a cor do cabelo, dos olhos, o calçado, a cor da roupa ou até mesmo o tipo de roupa...
Você pode variar a brincadeira colocando uma cadeira a menos do círculo, dessa forma uma criança fica no meio do círculo, vai escolher uma criança, vai dizer o porque Jesus a ama, na hora que as crianças que tiverem aquela mesma característica se levantarem para trocar de lugar, a que está no meio vai ter que tentar pegar o lugar de uma delas, a criança que ficar sem lugar (em pé) é a próxima que vai escolher um colega e dizer o porque Jesus o ama.
Reflexão
Jesus não tem um motivo pra te amar, ele te ama sem motivo, te ama porque você é especial.
Essa dinâmica é bem legal para trabalhar sobre a importância de todas as profissões e funções.
Escreva em tiras de papel o nome de diversas profissões (veterinário, médico, operador de máquina, lixeiro, faxineira, professor, auxiliar de produção, agricultor, policial, etc.) em número suficiente para a quantidade de participantes, de tal forma que cada um fique com uma tirinha.
Cada partcipante terá que refletir sobre o que esse profissional faz e qual a sua importância, depois terá que encenar essa profissão para os colegas descobrirem qual é.
Depois que todos tiverem feito isso, peça que todos fiquem em pé e com uma perna só. Dê atividades para eles fazerem com uma perna só, como uma corrida, ressalte que eles não podem tocar a outra perna no chão, quem tocar deve deixar a brincadeira.
Dificilmente alguém conseguirá chegar ao final da corrida usando apenas uma perna, e é a partir disso que vem o ensinamento...
Reflita com as crianças que todas as profissões são importantes, que o médico não é melhor que a empregada, que todos devem ser respeitados indiferente de sua profissão, roupa, condição social, rosto... Que não podemos achar que o veterinário merece mais respeito que o auxiliar de produção... Reflita também que indiferente da profissão que escolhamos devemos sempre ser bondosos e usar de nosso conhecimento para o bem... Por exemplo o médico e o veterinário juram defender a vida, não importando se é de um morador de rua ou de um bancário, se é de um cãozinho de rua ou do cãozinho de um empresário conceituado...
Assim devemos sempre ter humildade, pois desde a mão que planta a semente, a que colhe, a que trata, embala, carrega, transporta, vende.... todas são importantes... e devemos sempre ser bondosos e usar de nossos dons, talentos e conhecimentos para fazer o bem sem ver a quem!!!
PROFISSÕES
Essa dinâmica é bem legal para trabalhar sobre a importância de todas as profissões e funções.
Escreva em tiras de papel o nome de diversas profissões (veterinário, médico, operador de máquina, lixeiro, faxineira, professor, auxiliar de produção, agricultor, policial, etc.) em número suficiente para a quantidade de participantes, de tal forma que cada um fique com uma tirinha.
Cada partcipante terá que refletir sobre o que esse profissional faz e qual a sua importância, depois terá que encenar essa profissão para os colegas descobrirem qual é.
Depois que todos tiverem feito isso, peça que todos fiquem em pé e com uma perna só. Dê atividades para eles fazerem com uma perna só, como uma corrida, ressalte que eles não podem tocar a outra perna no chão, quem tocar deve deixar a brincadeira.
Dificilmente alguém conseguirá chegar ao final da corrida usando apenas uma perna, e é a partir disso que vem o ensinamento...
Reflita com as crianças que todas as profissões são importantes, que o médico não é melhor que a empregada, que todos devem ser respeitados indiferente de sua profissão, roupa, condição social, rosto... Que não podemos achar que o veterinário merece mais respeito que o auxiliar de produção... Reflita também que indiferente da profissão que escolhamos devemos sempre ser bondosos e usar de nosso conhecimento para o bem... Por exemplo o médico e o veterinário juram defender a vida, não importando se é de um morador de rua ou de um bancário, se é de um cãozinho de rua ou do cãozinho de um empresário conceituado...
Assim devemos sempre ter humildade, pois desde a mão que planta a semente, a que colhe, a que trata, embala, carrega, transporta, vende.... todas são importantes... e devemos sempre ser bondosos e usar de nossos dons, talentos e conhecimentos para fazer o bem sem ver a quem!!!
muito legal vou utilizar com as crianças de Água Clara MS
ResponderExcluirValeu!!! Muito legal as dinâmicas e envolventes. Obrigada!
ResponderExcluirmuito obrigado. as dinamicas sao tao boas e tem bom ensinamento. que Deus lhe De mais inspiracao.
ResponderExcluirMuito legal
ExcluirGostei.
ResponderExcluirMuito boas vou fazer com as crianças da catequese
ResponderExcluirDinâmicas ótimas
ResponderExcluirMuito.bom valeu!
ResponderExcluir