segunda-feira, 21 de julho de 2014

CONSTRUINDO PONTES


A Palavra de Deus é uma ponte entre Deus e o homem e ela tem a condição de levar a sabedoria, isto é ter sabor pelas coisas de Deus e reconhecer Jesus como salvador. A Bíblia comunica vida divina.
Vamos ouvir uma história?

Um rio dividia a floresta no meio. De um lado vivia um leão e do outro a onça, e os dois viviam brigando. Um dia o leão Falou para o jacaré:
- Eu vou viajar, mas já providenciei todo material. Quando eu voltar quero encontrar um muro bem alto para nem enxergar a onça do outro lado, assim termina todos os meus problemas. Encontrará todo material no jardim.
O jacaré perguntou:
- Você quer fazer o muro ou resolver o seu problema?
O leão já bem longe respondeu:
- Não me crie mais problema, eu lhe contratei para acabar com meus problemas.
Quando o leão voltou levou o maior susto. O jacaré havia construído uma ponte no lugar do muro. Enfurecido foi procurar o jacaré, mas quando olhou viu a onça vindo na ponte em sua direção. Que susto levou o leão quando escutou a onça dizer:
- Caro leão, agora sei que você é um amigo de verdade. Mandou construir uma ponte apesar do desentendimento que tivemos, gostaria de me desculpar. O leão balançou sua juba tentando por seus pensamentos em ordem:
- Eu mandei construir a ponte???!!! Você pediu “desculpas”!!!
O leão estava ainda a falar quando chegou o jacaré.
- Olá Dona Onça! Como vai Senhor Leão, foi bem de viagem? Espero ter resolvido o seu problema como me pediu.
- Parece que meus problemas realmente acabaram – respondeu o leão. Não tem muro impedindo que eu chegue até o rio, posso visitar a outra margem do rio e ainda ganhei uma amiga. Como você conseguiu isto?
- O mesmo material que constrói um muro pode construir uma ponte – disse o jacaré- assim como uma mesma situação pode ser usada para unir ou separar pessoas.
- Nós brigamos durante anos, que milagre aconteceu? – Perguntou o Leão.
- Vou contar-lhes um segredo: “as palavras também fazem ponte”. O que você sentia pela onça mudou quando a ouviu dizer “desculpe-me”. Por isto as palavras como obrigado, por favor, bom dia, boa tarde, boa noite e desculpe-me devem estar sempre prontas para serem ditas, até deixar nossa boca grande como a do jacaré. E abrindo sua grande boca o jacaré dizia:
- Repitam comigo: Desculpe-me; obrigado, por favor...
E tudo que o Jacaré falava todos repetiam.
- Desde então amiguinho, a paz voltou na floresta. O Leão e a Onça convidaram o jacaré para ficar morando ali, mas o Jacaré se recusou dizendo:
- Obrigado, mas eu não posso. Tenho outras pontes para construir.


sexta-feira, 4 de julho de 2014

Dinâmica DIA DA AMIZADE



DIA 20 DE JULHO, COMEMORAMOS O DIA DA AMIZADE; É UMA ÓTIMA  DATA PARA ESTIMULAR AS CRIANÇAS E JOVENS A TRABALHAR  EM EQUIPE, A RESPEITAR AS DIFERENÇAS, ETC...
NA MINHA COMUNIDADE VOU FAZER TIPO UMA FESTA JULINA, COM AS BRINCADEIRAS CITADAS NO POST ANTERIOR, E AINDA VOU ACRESCENTAR DUAS:
A DA JARRA, E A DINÂMICA DO ABRAÇO... PARA INCENTIVAR A PARTILHA CADA CRINAÇA TRARÁ UM DOCE OU SALGADO PARA PARTILHAR.
A DA JARRA TODOS CONHECEM, PEGAMOS UMA JARRA, E FAZEMOS NELA UMA MARCAÇÃO, PEDIMOS QUE AS CRIANÇAS E JOVENS SE DIVIDAM EM EQUIPES DE NO MÁXIMO 10 PESSOAS E NO MINIMO EM DUPLA, CADA EQUIPE TERÁ 05 TAMPINHAS DESSAS DE REFRIGERANTE, COM A TAMPINHA UM POR VEZ, DEVE IR ATÉ UM RECEPIENTE QUE TENHA AGUA, ENCHER A SUA TAMPINHA E IR ATÉ A JARRA COM A MARCAÇÃO, A EQUIPE QUE CONSEGUIR ENCHER A JARRA ATÉ A MARCA PRIMEIRO, VENCE.
ESSA DINÂMICA NOS FALA DA IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR EM EQUIPE.
E A DO ABRAÇO É SIMPLES:  ESSA EU ACHEI NO BLOGUE DA CEE- COMISSÃO EUROPA DE EDUCAÇÃO.

Dinâmica de Integração: Abraços de Urso

Essa dinâmica é um sucesso tanto entre os pequeninos quanto com os adultos.

Materiais a serem utilizados: 
  • uma caixa decorada. Dentro: papeizinhos com números de 1 a 11 
  • cartões com os tipos de abraços e 
  • um  aparelho de som e CD com músicas animadas.
  • TIPOS DE ABRAÇOS:
  1. Abraço de urso – bem apertado, ergue o amigo do chão; 
  2. Abraço de lado – ficam os amigos lado a lado e se abraçam; 
  3. Abraço pelas costas – o amigo abraça o outro pelas costas;
  4.  Abraço do fundo do coração – é aquele com carinho; 
  5. Abraço zen – encostar as palmas das mãos um no outro; 
  6. Abraço sanduíche – escolher dois amigos e um fica no meio para o abraço; 
  7. Abraço grupal – todos os participantes se abraçam uns aos outros formando um grande círculo; 
  8. Abraço de rosto colado – encostar o rosto no amigo e abraçar; 
  9. Abraço clássico – abraçam-se normalmente; 
  10. Abraço relâmpago – um abraço rápido; 
  11. Toque extra – tapinhas nas costas.

Em grupos grandes, mais de vinte participantes, fazer a dinâmica de modo que o abraço que for sorteado seja realizado por todos do grupo. Ou seja, todos os participantes trocam entre si o abraço. Já com um grupo menor a pessoa que sortear o abraço escolherá uma do grupo para abraçar.


A dinâmica consiste em passar uma caixa de mão em mão, enquanto a música estiver tocando, quando parar a música a pessoa que estiver de posse da caixa pegará uma ficha numerada e o número que sair será escolhido o cartão com o tipo de abraço a ser  dado pelo participante, e ou, participantes. A dinâmica termina quando todos os cartões forem sorteados.


É interessante como a dinâmica torna-se divertida e voltada para os valores de amizade e carinho, que fazem tão bem a nossa inteligência emocional.”  

Cartões para o jogo:

 





CELEBRAR A AMIZADE É MUITO IMPORTANTE, NÃO SÓ NO DIA 20 DE JULHO, MAS TODOS OS DIAS ...
ESTIMULAR A AMIZADE É MUITO IMPRTANTE NESSE MUNDO QUE CADA VEZ SE TORNA MAIS INDIVIDUALISTA, MAIS EGOÍSTA...
ABAIXO ALGUNS DESENHOS PARA COLORIR SOBRE AMIZADE:





















quinta-feira, 3 de julho de 2014

Em tempos de festa junina / julina... dinâmica

Essa é  uma sugestão de brincadeira para se fazer com as crianças ou jovens, em comemoração a festa junina/julina.
Podemos fazer uma pequena comemoração sem perder a oportunidade de usar dessa comemoração para levar as crianças e jovens a refletirem sobre algumas situações do dia-a-dia.

Pode pedir que venham trajados, inicie com uma musica bem animada e uma oração, e depois começam as brincadeiras...

Dança da Cadeira - bem essa é a tradicional dança da cadeira, mas com um sentido totalmente novo...
através dela podemos refletir sobre as pessoas que são ignoradas, que são esquecidas no mundo e no nosso dia-a-dia, sobre os excluídos... pois muitas vezes, durante o nosso dia-a-dia, nas escolas, no trabalho, na rua, acabamos excluindo as pessoas por causa de roupa, condição social, cor, etc... através da dança da cadeira podemos refletir como cada um se sentiu quando ficou de fora da brincadeira, e podemos refletir também sobre nossas atitudes, muitas vezes só pensamos em nós, só pensamos em ganhar, e acabamos machucando as pessoas.
Jogo de argolas... esse jogo é bem legal, você pode usar quantas garrafas quiser, o importante é que haja mais de 05 garrafas, ( as garrafas devem ser de vidro, se não tiver pode ser aquelas de 500 ml- de água, mas que devem ser enchidas com areia para ficarem mais pesadas). Nas garrafas você irá escrever coisas boas e ruins, por exemplo: paz, amor, justiça, injustiça, desigualdade, ódio, guerra, egoísmo, violência, etc...
O importante é que você coloque mais garrafas com palavras ruins, e poucas com palavras boas. Na hora de organizar, coloque as com palavras ruins em locais mais fáceis de acertar, sem muitos obstáculos e as com palavras boas, mais escondidas...
As argolas podem ser feitas cortando em tiras a garrafa de 02 litros, faça umas 05 argolas.
A brincadeira funciona assim, precisa acertar as argolas nas garrafas que contenham palavras boas, cada argola acertada, vale 20 pontos... já se acertar nas garrafas com palavras ruins, perde 50 pontos.
Reflexão: é muito fácil cometer erros, escolher o caminho errado, pois praticar o mal é fácil: é fácil se vingar, ser grosseiro, egoísta, etc... mas em nossa vida precisamos buscar as coisas do alto, as coisas boas, pois apesar de ser mais dificil, é mais gratificante.
Corrida de uma perna só: também é bem tradicional, formamos uma dupla e amarramos a perna dos integrantes juntas, formando "uma só" , eles devem fazer um percurso,  a dupla terminar primeiro ganha.
Reflexão: precisamos aprender  a andar juntos, a respeitar o outro, suas caracteristicas,etc... pois sozinhos podemos até ir mais rápido, mas chegaremos infelizes....
A pescaria: faça os peixinhos, pelo menos um  para cada integrante, coloque em cada um, um numero, eles deverão ser pescados em sequencia, e cada peixe deve estar escrito, este presente deve ser passado para a pessos mais ... e aí coloca uma qualidade, por exemplo: mais sabia, mais alegre, mais divertida, etc... o presente deve ir passando até chegar no ultimo peixinho, onde estará escrito, para a pessoa mais amiga, e ai devemos lebrar que amizade é compartilhar, por isso abre-se o presente que deve conter um doce ou lembrança para cada integrante, e devemos lembrar também que todos nós temos qualidades.

Boa festa a todos.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

ENVIO DE COROINHAS...

 Dia 27 de junho, foram enviadas 08 crianças para a missão de servir o altar, para a missão de coroinhas.
Agradecemos ao Padre Everton que veio de Campo Alegre, celebrar a missa, e parabenizamos as crianças pela sua coragem e dedicação em assumir esse ministério.
Nossa comunidade não tinha coroinhas já há alguns anos, e através da Infância Missionária, surgiram crianças dispostas a assumir essa  missão.