Essa é uma sugestão de brincadeira para se fazer com as crianças ou jovens, em comemoração a festa junina/julina.
Podemos fazer uma pequena comemoração sem perder a oportunidade de usar dessa comemoração para levar as crianças e jovens a refletirem sobre algumas situações do dia-a-dia.
Pode pedir que venham trajados, inicie com uma musica bem animada e uma oração, e depois começam as brincadeiras...
Dança da Cadeira - bem essa é a tradicional dança da cadeira, mas com um sentido totalmente novo...
através dela podemos refletir sobre as pessoas que são ignoradas, que são esquecidas no mundo e no nosso dia-a-dia, sobre os excluídos... pois muitas vezes, durante o nosso dia-a-dia, nas escolas, no trabalho, na rua, acabamos excluindo as pessoas por causa de roupa, condição social, cor, etc... através da dança da cadeira podemos refletir como cada um se sentiu quando ficou de fora da brincadeira, e podemos refletir também sobre nossas atitudes, muitas vezes só pensamos em nós, só pensamos em ganhar, e acabamos machucando as pessoas.
Jogo de argolas... esse jogo é bem legal, você pode usar quantas garrafas quiser, o importante é que haja mais de 05 garrafas, ( as garrafas devem ser de vidro, se não tiver pode ser aquelas de 500 ml- de água, mas que devem ser enchidas com areia para ficarem mais pesadas). Nas garrafas você irá escrever coisas boas e ruins, por exemplo: paz, amor, justiça, injustiça, desigualdade, ódio, guerra, egoísmo, violência, etc...
O importante é que você coloque mais garrafas com palavras ruins, e poucas com palavras boas. Na hora de organizar, coloque as com palavras ruins em locais mais fáceis de acertar, sem muitos obstáculos e as com palavras boas, mais escondidas...
As argolas podem ser feitas cortando em tiras a garrafa de 02 litros, faça umas 05 argolas.
A brincadeira funciona assim, precisa acertar as argolas nas garrafas que contenham palavras boas, cada argola acertada, vale 20 pontos... já se acertar nas garrafas com palavras ruins, perde 50 pontos.
Reflexão: é muito fácil cometer erros, escolher o caminho errado, pois praticar o mal é fácil: é fácil se vingar, ser grosseiro, egoísta, etc... mas em nossa vida precisamos buscar as coisas do alto, as coisas boas, pois apesar de ser mais dificil, é mais gratificante.
Corrida de uma perna só: também é bem tradicional, formamos uma dupla e amarramos a perna dos integrantes juntas, formando "uma só" , eles devem fazer um percurso, a dupla terminar primeiro ganha.
Reflexão: precisamos aprender a andar juntos, a respeitar o outro, suas caracteristicas,etc... pois sozinhos podemos até ir mais rápido, mas chegaremos infelizes....
A pescaria: faça os peixinhos, pelo menos um para cada integrante, coloque em cada um, um numero, eles deverão ser pescados em sequencia, e cada peixe deve estar escrito, este presente deve ser passado para a pessos mais ... e aí coloca uma qualidade, por exemplo: mais sabia, mais alegre, mais divertida, etc... o presente deve ir passando até chegar no ultimo peixinho, onde estará escrito, para a pessoa mais amiga, e ai devemos lebrar que amizade é compartilhar, por isso abre-se o presente que deve conter um doce ou lembrança para cada integrante, e devemos lembrar também que todos nós temos qualidades.
Boa festa a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário