sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Hortinha

Você já pensou em fazer uma hortinha com seus filhos, sua turma de catequese, grupo de jovens, infância missionária?
É uma atividade que além de divertida pode ser fonte de muitos ensinamentos para a criançada, e no final de tudo, elas ainda podem se deliciar comendo o que plantaram...

Se você não dispões de espaço, não se preocupe. É possível fazer uma hortinha usando garrafas pet, potes de margarina e de sorvete, e até mesmo garrafas (daquelas maiores) de desinfetante (desde que bem lavados, de forma que não haja restos de produto e cheiro).
O adubo pode ser de animal (galinha, vaca, coelho) ou você pode fazer com cascas de frutas e sobras de alimento.

No nosso caso (da Infância missionária do Lençol), fizemos com "caquinha" de coelho.




































Após ter o adubo pronto é hora de plantar.

Ache uma boa terra, de preferência preta, faça furinhos no potinho a ser usado para escoar a água; coloque neles um pouquinho de terra e um pouquinho de adubo (deixe a criançada colocar a mão na terra, peça para eles mecherem a mistura de terra e adubo, no começo podem ficar meio  com "nojo" de pegar no adubo, mas se você pegar primeiro, mostrar pra eles como faz, ensinar para que é o adubo, eles deixam o nojo de lado).
Após colocar a terra, o adubo e misturá-los, é hora de plantar.
Você pode usar mudas já prontas ou plantar sementes... No meu caso usei mudas de alface, pepino e ceboliha.
Cada criança plantou suas mudinhas (sob minha orientação).
Achamos um lugar bom para colocar nossas plantinhas, como deixamos os vasinhos na igreja, e não podemos vê-los todo dia, colocamos eles num lugar que pega o sol da manhã e que não pega tanta chuva... toda vez que as crianças têm catequese elas vão ver o vasinho delas e ver se precisa molhar, tirar matinhos, etc.

O que uma criança pode aprender fazendo uma hortinha?
Além de estar em contato com a terra e ser divertido, uma hortinha pode trazer muitas lições para a criançada, por exemplo:
- Cada coisa tem seu tempo. Não dá para plantar hoje e já querer colher amanhã, é preciso esperar a semente germinar, a muda crescer (dependendo do que foi plantado é preciso esperar florescer e dar frutos). Precisamos ser pacientes e saber esperar o tempo certo para cada coisa (Pode-se fazer uma reflexão usando o texto de Eclesiastes 03 - Um tempo para cada coisa, e refletir sobre o tempo de namorar, de poder dirigir, sair à noite, etc.).
- Precisamos cuidar das coisas... Vamos reparar que na nossa hortinha vão surgir matinhos, bichinhos, etc. e precisamos cuidar da nossa plantinha (podemos fazer uma reflexão comparando a plantinha com as relações de amizade, o casamento, onde as ervas daninhas aparecem e a gente precisa tirá-las sem prejudicar a nossa plantinha)
- Só colhemos o que plantamos. Se você plantar alface não pense que vai colher pepino... Cada um colhe o que plantou... Assim é na vida, colhemos o que plantamos...


terça-feira, 24 de novembro de 2015

GINCANA SOLIDÁRIA

A Infância Missionária fez sua 2ª Gincana Solidária.
Objetivo:
- Arrecadar brinquedos para o Hospital Materno Infantil de Joinville, cujos pacientes, em sua maioria, são crianças que lutam contra o câncer.
- Estimular as crianças a solidariedade e, também, ao trabalho em equipe.

PRÉ-PROVAS
 As equipes tinham algumas provas para realizar antes do dia da Gincana, essas provas valiam pontos.

ARRECADAR BRINQUEDOS  - 500 PONTOS PARA O 1º COLOCADO; 300 PARA O 2º E 150 PARA O 3º.

FAZER 70 CORAÇÕES - 50 PONTOS (Como as crianças não podem ir até o Hospital entregar os brinquedos, devido à idade, pedi para que fizessem corações com mensagens de motivação. Cada brinquedo será entregue com um coraçãoo, é a forma de levá-los para lá, não fisicamente, mas emocionalmente)

GRITO DE GUERRA E NOME DA EQUIPE - 50 PONTOS

PARÓDIA SOBRE A PAZ - 50 PONTOS

LANCHE - 50 PONTOS (Pedi que a equipe se reunisse e fizesse o lanche para a Gincana, eles não poderiam comprar, teriam que fazer o lanche e postar as fotos em nossa página no Facebook)

VISITANTES - se eles levassem uma criança nova ganhavam 30 pontos.




PROVAS DA GINCANA

PASSA OU REPASSA
Como quase todas as crianças são coroinhas, fiz perguntas sobre a celebração, objetos liturgicos, etc., elas podiam PASSAR, REPASSAR, RSPONDER OUI PAGAR, tal qual é no programa PASSA OU REPASSA, a diferença é que quando escolhiam pagar, a outra equipe escolheria qual seria a prova que A EQUIPE TODA tinha que fazer, geralmente era imitar um animal, dançar ou cantar uma música.
Cada pergunta correta valia 50 pontos.
Cada prova cumprida valia 50 também.

COMPLETE A MÚSICA
Coloquei tocar uma música e quando parava a equipe tinha que continuar cantando...
Cada música correta valia 30 pontos.

SOPRA NO GOL
Coloquei uma bolinha de ping-pong no centro da sala e as equipes tinham que tentar levá-la para dentro do seu gol SOPRANDO.
(A PROVA VALE 30 PONTOS)

DEFENDE O BALÃO
Dei um balão para cada integrante e escolhi 02 integrantes de cada equipe para ficar com  os palitos de churrasco. Cada equipe tentaria defender o seu balão e estourar os da equipe adversária, mas só quem tinha o balão poderia estourar. Vencia a equipe que tivesse mais balões cheios.
(A PROVA VALE 50 PONTOS)

APERTADOS

Desenehei no chão 3 quadrados para cada equipe, um menor que o outro.
Todos os integrantes da equipe deveriam entrar dentro do quadrado sem pisar nas linhas e permanecer por 03 segundos. A prova começa do quadrado maior para o menor. A medida que o quadrado vai diminuindo fica mais dificil a prova. ganha a equipe que conseguir ficar nos 03 quadrados sem pisar na linha.
(A PROVA VALE 50 PONTOS)

ESPAÇO
Desenhe vários circulos no chão (um para cada integrante, mas deixe faltar para 1). É como se fosse a dança da cadeira, ams será a dança dos espaços. Toque a música e quando ela parar cada integrante tem que entrar dentro de 1 espaço, o que ficar fora, sai. Ganha a equipe que ficar dentro do espaço no final.
(PROVA VALE 20 PONTOS)

LIMPAR A RUA
Cada equipe recebeu um saco de lixo e luvas, o objetivo era juntar o lixo nas ruas próximas à Igreja, tiramos 10 minutos para tal)

CORDÃO DA AMIZADE
coloquei uma cesta de doce em um lugar na Igreja, a equipe que chegasse primeiro a ela usando o Cordão da Amizade ganharia a prova.
O que é o cordão da amizade?
As crianças tem que fazer um cordão usando blusas, cadarço, etc., para chegar até o objeto...
(prova completa 50 pontos)

NO LUGAR DE DAR ÀS CRIANÇAS PRÊMIOS EU DEI MEDALHAS... FIZ EM CASA MESMO...
COLOQUEI PALAVRAS NAS MEDALHAS: SOLIDARIEDADE, BONDADE, CORAGEM, SABEDORIA, HUMILDADE, ETC. No final da Gincana dei as equipes as medalhas que cada uma conquistou... Dei as medalhas não só pela pontuação que alcançaram, mas observei também as atitudes dos integrantes, seu comportamento. Por exemplo, dei a medalha da ORGANIZAÇÃO para a equipe que no final do dia, mesmo sem eu pedir, ajudou na limpeza e organização da sala.
A do TRABALHO EM EQUIPE para a equipe que o tempo todo trabalhou junto, sem brigar, se respeitaram, etc.

                                               modelo de medalha.




sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Dicas contra o DESPERDICIO DE COMIDA

PARA REFLETIR:

Enquanto em muitas casas e comércios a comida é jogada no lixo, na África milhares de pessoas, entre elas crianças, morrem de fome todos os dias.
Quantas crianças dizem que "não vou comer isso", "não gosto daquilo", "hoje quero comer isso", enquanto milhares de crianças no mundo e, principalmente, na África, não tem o que comer.
Pais, ensinem seus filhos a comer de tudo e a tirar no prato somente o que vão comer.
Não incentivem os seus filhos a desperdiçar alimentos; ensine-os a fazer uma horta, e ensine com o exemplo a valorizar a comida que tem... Pois há tantas crianças que queriam um pedaço de pão, um prato de arroz com feijão, um copo de leite...



Listamos algumas dicas para você evitar o desperdicio de alimento em sua casa e também deliciosas receitas que dá para fazer com sobras de alimento.


DICAS PARA EVITAR O DESPERDICIO DE ALIMENTOS:

- Quando for ao mercado verifique o que você realmente necessita comprar e faça uma lista;
- Não compre alimentos perecíveis, tais como verduras e frutas em grande quantidade; compre o suficiente para a semana e se possível procure fazer a sua própria horta;
- Fique atento a data de validade dos alimentos, consuma primeiro o que estiver com a validade mais próxima;
- Quando for cozinhar, não exagere na quantidade de alimentos, faça o suficiente para a refeição;
- Quando sobrar alimento de outra refeição, procure reutilizar, fazendo novos pratos.


RECEITAS QUE REUTILIZAM ALIMENTOS:

Sobrou arroz da janta? Não jogue fora! Com ele você pode fazer bolinho e arroz de forno... ficam deliciosos:

BOLINHO DE ARROZ:

Ingredientes
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 ovo
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 2 xícaras (chá) de arroz
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de salsa picada
  • Óleo para fritar
Modo de preparo
  • No liquidificador, bata o leite, o ovo, a farinha, o parmesão, o fermento em pó, o arroz, sal e pimenta, até formar uma massa homogênea.
  • Despeje em uma tigela, adicione a salsa e misture bem.
  • Frite colheradas de massa em óleo quente até dourar.
  • Escorra em papel toalha e sirva em seguida.
Rendimento:25 porções


ARROZ DE FORNO:

Pegue o arros que sobrou de ontem e coloque em um refratário.
Pegue o que você tiver na geladeira: cebola, cenoura, presunto, mortadela, linguiça, tomate... enfim... aquilo que você tiver, e refogue... pode fazer até um molho, e misture no arroz, leve ao forno por uns 20 minutos (eu gosto de refogar cebola, linguiça ou mortadela, alho, cheiro verde... e fazer um molho de tomate com tudo isso, após pronto o molho, misturo com  o arroz e levo o forno com queijo... fica uma delicia). Se quiser pode colocar queijo por cima, batata palha...
CASCA DE BATATINHA:
Quando for fazer um prato que leve batatinhas, não jogue fora a casca, ela pode virar um delicioso salgadinho...
Lave bem as batatas - ainda com a casca,  descasque as batatas em lascas mais grossas.
Use a batata para o fim desejado... E as cascas?
Aqueça óleo de cozinha (azeite) em uma panela e frite-as, escorra em papel absorvente e tempere a gosto com sal, orégano, pimenta...e daí é só comer!!!


SOBROU FEIJÃO?
Se sobrou feijão, faça um delicioso revirado... é bem simples:
pique uma cebola e um dente de alho e refogue, quando tiver bem douradinho acrescente o feijão e deixe-o aquecer, coloque um porquinho de sal (mas bem pouquinho, pois o feijão já está salgado), após acrecente a farinha de mandioca ou de milho, mexendo sempre, até chegar no ponto desejado, tem gente que gosta dele mais molhadinho, outros mais sequinho.
Você pode fazer arroz, couve ou até mesmo um ovo frito pra acompanhar.

BOM APETITE!!!

quarta-feira, 24 de junho de 2015

A CRIANÇA MISSIONÁRIA






COM BASE NESTES TEMAS, AS CRIANÇAS FARÃO GRUPINHOS, CADA GRUPO SORTEARÁ UM TEMA PARA O QUAL TERÁ QUE DESENVOLVER UMA ATITUDE CONCRETA. POR EXEMPLO, AMA E RESPEITA A NATUREZA, FAZER UM MULTIRÃO DE LIMPEZA DAS RUAS.... ETC...

segunda-feira, 25 de maio de 2015

PENTECOSTES

Neste sábado(23/05) trabalhamos com as crianças o dia de Pentecostes, para trabalhar o tema usei essa dinâmica bem legal que encontrei no blog catequizando com amor (http://catequizandoamor.blogspot.com.br/2011/12/espirito-santo-dinamica_04.html)

Objetivo: Reconhecer que somos templos do Espírito Santo
Material: balão (utilizamos da cor vermelha por ser a cor litúrgica da Festa de Pentecostes)
Desenvolvimento:
Para falar do Espírito Santo vamos usar um balão. Para que serve um balão? (brincar, enfeitar os aniversários, jogar etc.)
O balão vazio serve para fazer estas coisas que acabamos de falar? O que devemos fazer? (devemos encher o balão)
O cristão nasceu para amar, para servir, perdoar etc. e não para ficar vazio. Um cristão vazio não consegue servir.
O que enche este balão e o faz  ficar pronto para ser usado? (o ar) É o cristão que o enche e o faz ficar pronto para amar e servir? (Espírito Santo)
Para encher o balão precisamos soprar, mas para ficarmos cheio do Espírito Santo quem sopra é Jesus- João 20,22 (neste momento  o catequista deve encher o balão)
O balão está cheio, mas não vejo ar dentro dele? O Espírito Santo também está em nós e não o vemos apenas o sentimos como o ar.
(Soltar o balão cheio sem amarrar) Quem está movimentando o balão? (o ar que sai de dentro e empurra para frente). O Cristão também deve ser impulsionado pelo Espírito Santo.
Quando eu soltei o balão eu consegui determinar a direção do balão? (não) O balão foi para onde ele quis. O Espírito Santo também sopra para onde quer.
O Espírito Santo também desenvolve muitos dons: em algumas crianças dá o dom de cantar, a outras dá o dom de falar da palavra, a outras dá o dom de desenhar e fazer belos cartazes para enfeitar a igreja, a outras crianças o Espírito Santo dá o dom de orar (falar sobre os dons que o Espírito Santo nos dá e como podemos colocá-los  a serviço de  Deus e do próximo). Tudo isso é o Espírito Santo que faz em nosso coração, para que possamos servir ao Senhor e aos irmãos.
(Ao final escolher uma música animada do Espírito Santo para que as crianças possam fazer um louvor)
(Esta dinâmica foi retirada do livro Querigma para crianças-Projeto Talita Cumi- Hyde Flávia)
 Após fazermos essa dinâmica, cada criança encheu um balão e escreveu nele um ou mais dons que possui, amarramos na perna os balões, então falei a eles, que eles tinham que manter os seus dons vivos, contei até 3 e todos sairam loucos para estourar a bechiga um do outro... sem falar que tinha algumas pedrinhas que ajudavam a estourar as bechigas mais rápido, tinha alguns que tentavam esconder sua bechigas...
Através dessa dinâmica refletimos que quando temos um dom e o usamos para o bem, podem surgir obstáculos, pedras, que tentaram destruir o nosso dom, mas se tivermos fé e deixarmos o Espirito Santo nos conduzir, nós teremos força e coragem para enfrentar esses obstáculos e recomeçar sempre que preciso.
Refletimos também, que se deixarmos nossos dons escondidos, ficaremos com ele são e salvo, mas não o usaremos, não faremos nada de bom com ele... Precisamos ter coragem para usar nossos dons a favor do bem!

Dia das Mães



No dia das mães fizemos um chá da manhã especial para nossas mamães, fizemos algumas brincadeiras, como o cego e o guia, onde as mães tinham que guiar seus filhos que estavam vendados em passeio ao redor da igreja, depois as crianças ainda vendadas tinham que achar sua mãe.
Através desses 02 momentos pudemos refletir que as mães são essenciais em nossas vidas, são elas que nos guiam e orientam pelos caminhos da vida, e não importa quanto tempo passe os filhos sempre precisarão de um abraço, um carinho, uma palavra da mãe.
Depois as crianças cantaram um pedaço da musica Eternos Amigos, do Anjos de Resgate, com a mensagem de que nossas mães são especiais e assim como sempre podemos contar com elas, também queremos que elas sempre contem conosco.
De lembrancinha fizemos um vasinho de flor com garrafas pet e plantamos amor perfeito dentro, demos também uma coroa escrita : MÃE VOCÊ É MINHA RAINHA.
Gravamos também este video, onde cada criança disse algo especial para sua mãe.(Pena que meu celular desconfigurou um pouco o som e a imagem, mas ficou bem bonito)

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Páscoa da Infância Missionária 2015

Nossa Páscoa neste ano foi bem legal... além de usar algumas brincadeiras da gincana de Páscoa... fiz com eles um caça ao tesouro....
Para liberar a primeira dica, eles tinham que passar por 02 provas:
Salto do coelho:
Nesta prova, cada integrante do time, tinha que sortear um papalzinho, nesse papelzinho continha o tipo de pulo que ele tinha que dar:
exemplo:
Pular com uma perna só:
pular com os dois pés juntos;
pular com os dois pés separados;
pular trocando os pés;
pular com uma perna só junto com um colega...
Dada largada cada um tinha que pular, conforme o bilhetinho sorteado até a linha de chegada...

Páscoa é:
Nessa prova eu dispus em 2 cadeiras 14 palavras viradas para baixo(de forma que os integrantes não a vissem)... dessas palavras, 09 tinham a ver com o verdadeiro sentido da Páscoa e 05 não tinham a ver...
Um integrante por vez deveria ir até a cadeira que continha as palavras, retirar uma, ler em voz baixa e traze-la até uma outra cadeira se tivesse a ver com a Páscoa, se não tivesse a ver deveria deixa-la no lugar...

Sugestões de Palavras:
vida nova, ressureição, mudança de vida, milagres, fé, esperança, coragem, salvação, amor, amizade, coelhinho, ovos, chocolate,presentes, doces....

OBS: Através dessa prova refletimos sobre o verdadeiro significado da Páscoa, que não está em ganhar doces, mas sim no infinito amor de Deus por nós, e na ressureição de Jesus Cristo...

A equipe que selecionasse as palavras corretamente, ganhava a primeira pista e podia sair em busca do Tesouro!!!

Distribuí 06 pistas pelo pátio da Igreja, e escondi as lembrancinhas de Páscoa dentro da Igreja... 
Através do caça ao tesouro... refletimos sobre o tesouro que Deus nos deu: A vida, e sobre o amor de Deus por nós...



Lembrancinha de Páscoa:

Olha só que legal essa lembrancinha, ela é bem simples de fazer e bem legal...
Para fazê-la você vai precisar de papel cartão laranja, papel crepom verde, cola e fita adesiva...

Você pode usar o seguinte molde, e ampliá-lo de acordo com o tamanho da cenoura que irá fazer:
o molde é do blog:aquarelinha.blogspot.com



Encha as cenouras com os doces, e feche-a... para fazer a parte verde, da cenoura, cortei uma tira de papel crepom verde, do tamanho suficiente para enrolar a parte de cima(mais larga) da cenoura, colei com fita durex e com uma tesoura desfiei em cima, para parecer com folhas...











































































  

segunda-feira, 23 de março de 2015

A hora do contrário

A hora do contrário é uma dinâmica bem legal para refletir sobre o que é importante para gente, sobre nossos valores, e as atitudes que temos tido...
Todos os integrantes devem ser chamados pelo seu nome a contrário...
Exemplo:
Taiane - Enaiat
Karine - Enirak
Vinicios - Soiciniv
Milene - Enelim
Emeli - Ileme
Bruna - Anurb
Greice - Ecierg
Enácio - Oicáne
Ricardo - Odracir
Mainara - Araniam
Rafael- Leafar
Raquel- Leuqar  ..................................    e assim por diante!

No inicio do Encontro devemos dizer Tchau ao invés de Oi... e no final devemos se despedir dizeno Oi ou Seja Bem vindo...
Os integrantes também são convidados a usar ao menos uma peça de roupa sua ao contrário...
Pode-se também fazer diversas dinâmicas ao contrário... abaixo algumas sugestões...

- Percurso ao contrário...
Montei um percurso com alguns obstáculos, os integrantes tinham que fazê-lo andando de costas.


 
- Morto-vivo
Escrevi diversas palavras, algumas simbolizando coisas boas(esperança, justiça, amor, paz, perdão, amizade, familia, carinho, etc...) , e outras simbolizando coisas ruins ( violência, ódio, desunião, guerra, mentira, briga, etc..)...
No vivo-morto tradicional, toda vez que se fala morto as crianças se abaixam e quando se fala vivo, elas se levantam... nesse caso quando eu falava uma palavra boa elas se abaixavam e  quando eu falava uma palavra ruim elas se erguiam...


As musica de animação também fizemos ao contrário:

 Passa fogo no meu braço agora....

Passa fogo no meu braço agora, passa fogo no meu braço agora, passa fogo no meu braço agora óh Senhor.
Passa fogo na minha perna agora,passa fogo na minha perna agora, passa fogo na minha perna agora óh senhor.
Passa fogo na minha cabeça agora, passa fogo na minha cabeça agora, passa fogo na minha cabeça agora óh Senhor.
Passa fogo no meu coração, Passa fogo no meu coração, passa fogo no meu coração óh Senhor...

EU DISSE BRAÇO, PERNA, CABEÇA E CORAÇÃO
BRAÇO, PERNA, CABEÇA E CORAÇÃO
BRAÇO, PERNA, CABEÇA E CORAÇÃO... (repete-se o refrão umas 03x cada vez mais rápido)

Estou sentido sua força agora, estou sentindo sua força agora, estou sentindo sua força agora óh Senhor(2x)

EU DISSE BRAÇO....

Essa música já é dificil por natureza, mas na hora do contrário é mais dificil ainda... pois onde era braço eles tinham que tocar na cabeça, onde era perna, eles tinham que tocar no coração, onde era cabeça eles tinham que tocar na perna e onde era coração eles tinham que tocar no braço.

pode-se fazer mais brincadeiras ....

Essa brincadeira nos ajuda a refletir sobre as coisas que temos valorizado em nossa vida...
muitas vezes a gente valoriza mais as coisas do que as pessoas, valorizamos mais o dinheiro do que os verdadeiros amigos, do que nossa familia, valorizamos mais as marcas de roupas que as pessoas usam do que o que as pessoas são de verdade...
É um alerta: Precisamos cuidar com o que temos valorizado... precisamos se atentar mais ao que realmente é importante!


                                                
                                                
                                                         hora do café!