sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Hortinha

Você já pensou em fazer uma hortinha com seus filhos, sua turma de catequese, grupo de jovens, infância missionária?
É uma atividade que além de divertida pode ser fonte de muitos ensinamentos para a criançada, e no final de tudo, elas ainda podem se deliciar comendo o que plantaram...

Se você não dispões de espaço, não se preocupe. É possível fazer uma hortinha usando garrafas pet, potes de margarina e de sorvete, e até mesmo garrafas (daquelas maiores) de desinfetante (desde que bem lavados, de forma que não haja restos de produto e cheiro).
O adubo pode ser de animal (galinha, vaca, coelho) ou você pode fazer com cascas de frutas e sobras de alimento.

No nosso caso (da Infância missionária do Lençol), fizemos com "caquinha" de coelho.




































Após ter o adubo pronto é hora de plantar.

Ache uma boa terra, de preferência preta, faça furinhos no potinho a ser usado para escoar a água; coloque neles um pouquinho de terra e um pouquinho de adubo (deixe a criançada colocar a mão na terra, peça para eles mecherem a mistura de terra e adubo, no começo podem ficar meio  com "nojo" de pegar no adubo, mas se você pegar primeiro, mostrar pra eles como faz, ensinar para que é o adubo, eles deixam o nojo de lado).
Após colocar a terra, o adubo e misturá-los, é hora de plantar.
Você pode usar mudas já prontas ou plantar sementes... No meu caso usei mudas de alface, pepino e ceboliha.
Cada criança plantou suas mudinhas (sob minha orientação).
Achamos um lugar bom para colocar nossas plantinhas, como deixamos os vasinhos na igreja, e não podemos vê-los todo dia, colocamos eles num lugar que pega o sol da manhã e que não pega tanta chuva... toda vez que as crianças têm catequese elas vão ver o vasinho delas e ver se precisa molhar, tirar matinhos, etc.

O que uma criança pode aprender fazendo uma hortinha?
Além de estar em contato com a terra e ser divertido, uma hortinha pode trazer muitas lições para a criançada, por exemplo:
- Cada coisa tem seu tempo. Não dá para plantar hoje e já querer colher amanhã, é preciso esperar a semente germinar, a muda crescer (dependendo do que foi plantado é preciso esperar florescer e dar frutos). Precisamos ser pacientes e saber esperar o tempo certo para cada coisa (Pode-se fazer uma reflexão usando o texto de Eclesiastes 03 - Um tempo para cada coisa, e refletir sobre o tempo de namorar, de poder dirigir, sair à noite, etc.).
- Precisamos cuidar das coisas... Vamos reparar que na nossa hortinha vão surgir matinhos, bichinhos, etc. e precisamos cuidar da nossa plantinha (podemos fazer uma reflexão comparando a plantinha com as relações de amizade, o casamento, onde as ervas daninhas aparecem e a gente precisa tirá-las sem prejudicar a nossa plantinha)
- Só colhemos o que plantamos. Se você plantar alface não pense que vai colher pepino... Cada um colhe o que plantou... Assim é na vida, colhemos o que plantamos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário