sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Hortinha

Você já pensou em fazer uma hortinha com seus filhos, sua turma de catequese, grupo de jovens, infância missionária?
É uma atividade que além de divertida pode ser fonte de muitos ensinamentos para a criançada, e no final de tudo, elas ainda podem se deliciar comendo o que plantaram...

Se você não dispões de espaço, não se preocupe. É possível fazer uma hortinha usando garrafas pet, potes de margarina e de sorvete, e até mesmo garrafas (daquelas maiores) de desinfetante (desde que bem lavados, de forma que não haja restos de produto e cheiro).
O adubo pode ser de animal (galinha, vaca, coelho) ou você pode fazer com cascas de frutas e sobras de alimento.

No nosso caso (da Infância missionária do Lençol), fizemos com "caquinha" de coelho.




































Após ter o adubo pronto é hora de plantar.

Ache uma boa terra, de preferência preta, faça furinhos no potinho a ser usado para escoar a água; coloque neles um pouquinho de terra e um pouquinho de adubo (deixe a criançada colocar a mão na terra, peça para eles mecherem a mistura de terra e adubo, no começo podem ficar meio  com "nojo" de pegar no adubo, mas se você pegar primeiro, mostrar pra eles como faz, ensinar para que é o adubo, eles deixam o nojo de lado).
Após colocar a terra, o adubo e misturá-los, é hora de plantar.
Você pode usar mudas já prontas ou plantar sementes... No meu caso usei mudas de alface, pepino e ceboliha.
Cada criança plantou suas mudinhas (sob minha orientação).
Achamos um lugar bom para colocar nossas plantinhas, como deixamos os vasinhos na igreja, e não podemos vê-los todo dia, colocamos eles num lugar que pega o sol da manhã e que não pega tanta chuva... toda vez que as crianças têm catequese elas vão ver o vasinho delas e ver se precisa molhar, tirar matinhos, etc.

O que uma criança pode aprender fazendo uma hortinha?
Além de estar em contato com a terra e ser divertido, uma hortinha pode trazer muitas lições para a criançada, por exemplo:
- Cada coisa tem seu tempo. Não dá para plantar hoje e já querer colher amanhã, é preciso esperar a semente germinar, a muda crescer (dependendo do que foi plantado é preciso esperar florescer e dar frutos). Precisamos ser pacientes e saber esperar o tempo certo para cada coisa (Pode-se fazer uma reflexão usando o texto de Eclesiastes 03 - Um tempo para cada coisa, e refletir sobre o tempo de namorar, de poder dirigir, sair à noite, etc.).
- Precisamos cuidar das coisas... Vamos reparar que na nossa hortinha vão surgir matinhos, bichinhos, etc. e precisamos cuidar da nossa plantinha (podemos fazer uma reflexão comparando a plantinha com as relações de amizade, o casamento, onde as ervas daninhas aparecem e a gente precisa tirá-las sem prejudicar a nossa plantinha)
- Só colhemos o que plantamos. Se você plantar alface não pense que vai colher pepino... Cada um colhe o que plantou... Assim é na vida, colhemos o que plantamos...


terça-feira, 24 de novembro de 2015

GINCANA SOLIDÁRIA

A Infância Missionária fez sua 2ª Gincana Solidária.
Objetivo:
- Arrecadar brinquedos para o Hospital Materno Infantil de Joinville, cujos pacientes, em sua maioria, são crianças que lutam contra o câncer.
- Estimular as crianças a solidariedade e, também, ao trabalho em equipe.

PRÉ-PROVAS
 As equipes tinham algumas provas para realizar antes do dia da Gincana, essas provas valiam pontos.

ARRECADAR BRINQUEDOS  - 500 PONTOS PARA O 1º COLOCADO; 300 PARA O 2º E 150 PARA O 3º.

FAZER 70 CORAÇÕES - 50 PONTOS (Como as crianças não podem ir até o Hospital entregar os brinquedos, devido à idade, pedi para que fizessem corações com mensagens de motivação. Cada brinquedo será entregue com um coraçãoo, é a forma de levá-los para lá, não fisicamente, mas emocionalmente)

GRITO DE GUERRA E NOME DA EQUIPE - 50 PONTOS

PARÓDIA SOBRE A PAZ - 50 PONTOS

LANCHE - 50 PONTOS (Pedi que a equipe se reunisse e fizesse o lanche para a Gincana, eles não poderiam comprar, teriam que fazer o lanche e postar as fotos em nossa página no Facebook)

VISITANTES - se eles levassem uma criança nova ganhavam 30 pontos.




PROVAS DA GINCANA

PASSA OU REPASSA
Como quase todas as crianças são coroinhas, fiz perguntas sobre a celebração, objetos liturgicos, etc., elas podiam PASSAR, REPASSAR, RSPONDER OUI PAGAR, tal qual é no programa PASSA OU REPASSA, a diferença é que quando escolhiam pagar, a outra equipe escolheria qual seria a prova que A EQUIPE TODA tinha que fazer, geralmente era imitar um animal, dançar ou cantar uma música.
Cada pergunta correta valia 50 pontos.
Cada prova cumprida valia 50 também.

COMPLETE A MÚSICA
Coloquei tocar uma música e quando parava a equipe tinha que continuar cantando...
Cada música correta valia 30 pontos.

SOPRA NO GOL
Coloquei uma bolinha de ping-pong no centro da sala e as equipes tinham que tentar levá-la para dentro do seu gol SOPRANDO.
(A PROVA VALE 30 PONTOS)

DEFENDE O BALÃO
Dei um balão para cada integrante e escolhi 02 integrantes de cada equipe para ficar com  os palitos de churrasco. Cada equipe tentaria defender o seu balão e estourar os da equipe adversária, mas só quem tinha o balão poderia estourar. Vencia a equipe que tivesse mais balões cheios.
(A PROVA VALE 50 PONTOS)

APERTADOS

Desenehei no chão 3 quadrados para cada equipe, um menor que o outro.
Todos os integrantes da equipe deveriam entrar dentro do quadrado sem pisar nas linhas e permanecer por 03 segundos. A prova começa do quadrado maior para o menor. A medida que o quadrado vai diminuindo fica mais dificil a prova. ganha a equipe que conseguir ficar nos 03 quadrados sem pisar na linha.
(A PROVA VALE 50 PONTOS)

ESPAÇO
Desenhe vários circulos no chão (um para cada integrante, mas deixe faltar para 1). É como se fosse a dança da cadeira, ams será a dança dos espaços. Toque a música e quando ela parar cada integrante tem que entrar dentro de 1 espaço, o que ficar fora, sai. Ganha a equipe que ficar dentro do espaço no final.
(PROVA VALE 20 PONTOS)

LIMPAR A RUA
Cada equipe recebeu um saco de lixo e luvas, o objetivo era juntar o lixo nas ruas próximas à Igreja, tiramos 10 minutos para tal)

CORDÃO DA AMIZADE
coloquei uma cesta de doce em um lugar na Igreja, a equipe que chegasse primeiro a ela usando o Cordão da Amizade ganharia a prova.
O que é o cordão da amizade?
As crianças tem que fazer um cordão usando blusas, cadarço, etc., para chegar até o objeto...
(prova completa 50 pontos)

NO LUGAR DE DAR ÀS CRIANÇAS PRÊMIOS EU DEI MEDALHAS... FIZ EM CASA MESMO...
COLOQUEI PALAVRAS NAS MEDALHAS: SOLIDARIEDADE, BONDADE, CORAGEM, SABEDORIA, HUMILDADE, ETC. No final da Gincana dei as equipes as medalhas que cada uma conquistou... Dei as medalhas não só pela pontuação que alcançaram, mas observei também as atitudes dos integrantes, seu comportamento. Por exemplo, dei a medalha da ORGANIZAÇÃO para a equipe que no final do dia, mesmo sem eu pedir, ajudou na limpeza e organização da sala.
A do TRABALHO EM EQUIPE para a equipe que o tempo todo trabalhou junto, sem brigar, se respeitaram, etc.

                                               modelo de medalha.