terça-feira, 16 de dezembro de 2014

GINCANA DE NATAL

A Infância Missionária realizou no dia 13/12 uma maratona de natal.... Abaixo há  listado algumas brincadeiras feitas no dia.

Torta na Cara
Materiais necessários:  Tortas (chantilly) em quantidades suficientes para cada integrante e para quantidade de perguntas...
Perguntas previamente preparadas, pode ser sobre o natal, calculos, português, etc...
No meu caso, fiz complete a musica...

Brinde no Chantilly:
Fiz 03 tortinhas de chantilly para cada equipe, e escondi dentro de uma um chaverinho, eles tinham que pegar sem usar as mãos.

Palavras Natalinas

Para lembrar as crianças do verdadeiro sentido do natal, coloquei dentro de bexigas palavras que tinham a ver com o natal e outras que não tinham...
A equipe precisava encher as bechigas, um integrante corria até a cadeira e estourava a bechiga, e outro integrante pegava as palavras e selecionava em um monte o que tinha relação com o natal e em outro o que não tinha.

PALAVRAS USADAS NA BRINCADEIRA:
UNIÃO, FAMILIA, AMIGOS, FÉ, ESPERANÇA, CARIDADE, ÓDIO, MÁGOA, RAIVA, INJUSTIÇA, CHOCOLATE, JESUS, VERDADE, MENTIRA, BONDADE, PARTILHA, EGOISMO, GULA, VIOLÊNCIA, PERDÃO, PAZ, CORAGEM, ETC...

De colherinha em colherinha o copo enche...
Nesta brincadeira as 02 equipes fizeram uma fila indiana, eu distribui uma colher de chá, para cada integrante, e coloquei a sua frente uma caneca cheia de água... uns 05 metros mais longe eu coloquei um copinho com uma marquinha para cada equipe, eles precisavam encher o copinho com agua ate a marca... precisavam ir um de cada vez, e somente quando um voltasse o outro podia sair...
Era preciso paciência, concentração, força de vontade, e trabalho em equipe para vencer.

Caça objetos de Natal

Distribui pelo pátio da igreja diversos objetos que lembram o natal:
chocolate, ursinho, toca de papai noel, pinha, presente, bolinha de natal e um menino jesus...
A equipe que achasse o menino Jesus é a vencedora... mas não é só sair procurando... separei as equipes em duplas, onde um era o cego e outro era o guia, o guia tinha que orientar o cego para que ele pegasse os objetos.

Troca de cartões
Fiz um sorteio com o nome dos participantes como se fosse pra amigo secreto, distribui entre os integrantes um cartãozinho com tema natalino e cada um tinha que escrever uma mensagem de natal para o amigo sorteado... no final fizemos as entregas dos cartões...

E para finalizar a maratona de natal, refletimos sobre o Natal, usei trechos da mensagem 

 O aniversário de Jesus


Como vocês sabem, está a chegar novamente a data de meu aniversário.
Todos os anos fazem uma festa em minha honra e creio que este ano acontecerá a mesma coisa. Nesses dias as pessoas fazem muitas compras. A rádio e a Televisão fazem centenas de anúncios. Por todo lado não se fala de outra coisa a não ser dos preparativos para o grande dia.
É bom saber que ao menos um dia por ano algumas pessoas pensam um pouco em mim.
Como você sabe, há muitos anos começaram a festejar o meu aniversário. No começo, pareciam compreender e agradecer o que fiz por eles, mas HOJE em dia, ninguém sabe por que razão o celebram. As pessoas se reúnem e se divertem muito, mas não sabem do que se trata...
Estou me lembrando do ano passado: ao chegar o dia do meu aniversário, fizeram uma grande festa em minha honra. Havia coisas deliciosas na mesa, tudo estava decorado e havia muitos presentes... mas sabe de uma coisa?
Não me convidaram! Eu era o convidado de honra e ninguém se lembrou de me convidar! A festa era para mim e quando chegou o grande dia, fecharam a porta na minha cara. Bem que eu queria partilhar a mesa com eles...
A verdade não me surpreendeu porque, nos últimos anos, muitos me fecham a porta. Como não me convidaram, ocorreu-me entrar sem fazer ruído. Entrei e fiquei num cantinho
Estavam todos brindando, alguns já estavam embriagados, contando piadas, rindo, divertindo-se. Aí chegou um velho gordo, vestido de vermelho, com barba branca e gritando: Ho! Ho! Ho!. Deixou-se cair pesadamente numa cadeira e todos correram para ele dizendo: Papai Noel! Papai Noel! – como se a festa fosse para ele!
Quando chegou a meia-noite, todos começaram a abraçar-se. Eu estendi meus braços esperando que alguém me abraçasse... Quer saber? Ninguém me abraçou.
De repente, todos começaram a entregar presentes. Um a um, os pacotes foram sendo abertos. Cheguei perto para ver se, por acaso, havia algum para mim – nada!
O que você sentiria se no dia de seu aniversário todos se presenteassem e não dessem nenhum presente para você?
Compreendi, então, que estava sobrando na festa... Saí sem fazer barulho, fechei a porta, fui embora...
Cada ano que passa é pior: as pessoas só se lembram da ceia, dos presentes, das festas... De mim ninguém se lembra.
Gostaria que, neste Natal, você me permitisse entrar na sua vida, reconhecendo que há mais de dois mil anos vim ao mundo para lhe dar minha vida na cruz e, assim, poder salvar você... Hoje só quero que acredites nisso com todo seu coração...
Vou dizer-lhe uma coisa. Já que muitos não me convidam para a festa que fazem, vou fazer minha própria festa – uma festa grandiosa como ninguém jamais fez, uma festa espectacular. Estou nos últimos preparativos e expedindo os convites. Este é especial para você. Só quero que você me diga se quer vir: reservarei um lugar para você e incluirei seu nome na lista dos que confirmaram... Os que não aceitarem, ficarão de fora.
Prepare-se porque quando tudo estiver pronto, quando menos se esperar, darei minha grande festa.
Não se esqueça de enviar este convite também aos seus amigos...
SOMENTE PARA OS AMIGOS ESPECIAIS
Assim como você é especial para mim, com certeza, há vários amigos que são especiais para você. Desta maneira, vamos fazer uma festa com os “especiais”, afinal, “muitos serão os convidados mas poucos serão os escolhidos”, sabe porquê? Porque poucos aceitarão o CONVITE!
De Jesus para Todos Vós.


quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Historinha sobre Fé - Carolina Bailarina - Removendo Montanhas

Carolina era uma linda menina. Mas tão magrinha! Filha mais nova e seis irmãos, era delicada e gentil. Seu pai era sapateiro; dava um duro danado para sustentar uma família numerosa. Já dona Isaura era professora, mas deixou de trabalhar para cuidar da filharada. A sorte ( ou não?) dos pequenos é que por ser professora a mãe lecionava em casa para todos eles.
Viviam em uma cidade pequena. Sr. Oscar Ferreira era conhecido de todos e, como em uma imensa família, todos se ajudavam. Luigi, o verdureiro, não deixava faltar legumes e verduras na mesa da família Ferreira. No fundo do quintal, dona Isaura criava umas galinhas, então se não fosse ovo, nos finais de semana eles tinham carne.
COM POUCOS RECURSOS, POUCAS OPORTUNIDADES A VISTA, ERA NATURAL QUE NÃO TIVESSEM MUITOS SONHOS, NÃO É MESMO?
ENGANO! ESSAS CRIANÇAS FORAM INSTRUÍDAS A ACREDITAR EM SEU POTENCIAL E A TER FÉ EM DEUS.
__ TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ! - Dizia com fé, dona Isaura.
Carolina acalentava o sonho de ser bailarina. Lia Livros sobre o assunto que encontrava na Biblioteca pública e, sempre que podia, ensaiava em casa alguns passos que decorava olhando figuras. Seu Pai fez sapatilhas para ela, e dona Isaura costurou, a mão, um lindo vestido de bailarina. Os irmãos a incentivavam, Quando ela apresentava "um espetáculo" para a família.
O tempo passou, Carolina cresceu e do seu sonho, não esqueceu. Ainda jovem, viu uma oportunidade bater à sua porta: na capital, estava se apresentando uma famosa companhia de balé.
- Deixa eu assistir mãe? Deixa? - Pediu Carolina.
- Fale com seu pai, se sele deixar, você vai. - Disse Dona Isaura.
- Só vai se for acompanhada! Leve o Ricardo. - Disse o pai.
Ricardo o irmão mais velho, guardião dos irmãos, torceu o nariz, detestava balé.
- Maninho, por favor, vem comigo! - Suplicou Carolina.
- Esta bem, mas só desta vez!
Carolina assistiu a apresentação e ficou encantada. Era exatamente como ela imaginava. Quando o espetáculo terminou, ela correu até os bastidores e perguntou:
- Vocês estão precisando de gente para trabalhar?
O coreógrafo olhou aquela adolescente de olhos brilhantes e disse:
- Por enquanto só procuramos uma camareira.
Carolina logo falou:
- Esta ótimo! Eu gostaria de me candidatar.
Ricardo, ouvindo aquela conversa, interrompeu:
- Ficou louca? Sem falar com nossos pais? Nada disso!
Carolina entendeu que tinha sido muito precipitada e baixando os olhos, disse:
- Desculpe, é que seria a  minha chance de ficar perto do meu sonho. 
Ricardo abraçou a irmã e disse:
- Vamos para casa. Fale com a mamãe. Ela saberá o que fazer.
Chegando ao lar, Carolina correu para os braços da mãe e, emocionada, falou:
-Mãe, agora eu tenho certeza, é esta a carreira que eu quero seguir. Quero ser bailarina.
Tiago, irmão do meio, era o mais sério e logo argumentou.
- É uma vida bonita só nos palcos. Exige sacrifícios, disciplina e recursos. Você sabe bem, Carolina, que recursos nós não temos.
-Eles precisam de uma camareira! Eu posso trabalhar e aprender! Mãe, fale com o papai, peça para ele deixar eu ir.
- É perigoso! - Disse Ricardo.
- É emocionante! - Falou Lourdinha, a outra irmã mais velha.
- Sozinha, você não vai a Capital! - Sentenciou o pai.
- Eu posso ir com ela! - Falou Douglas. Enquanto ela trabalha na companhia de balé, eu posso fazer aquele estágio na gráfica do Sr. Afonso.
- É mesmo! - Falou Carolina esperançosa. - Então pai, o senhor deixa?
- Tudo bem! Mas o Douglas vai me prometer que vai ficar de olho em você.
-Pode deixar pai. - Falou Douglas solene.
Carolina olhou para a mãe e disse:
- A senhora sempre disse que ter fé é crer nas coisas que não se vê e a nossa recompensa é ver as coisas que a gente crê, não é verdade?
- Se for a vontade de Deus, minha filha. E se for para o seu bem.
- Mãe, Deus não me daria o sonho e a vontade de ser bailarina, se não fosse para o meu bem, não é? Você consegue me ver, pela fé, como uma grande bailarina, mãe? - perguntou Carolina, colocando-se nas pontas dos pés. Dona Isaura, com voz firme, disse: 
- Sim, minha filha, eu vejo, e você, consegue se ver?
- Sim, mãe, eu me vejo no palco como a primeira bailarina de uma grande companhia.
- Vai morrer de fome! - Brincou Ricardo.
- Não, não vou. Vou ser famosa e feliz. E vou ajudar nosso pai.
- Que Deus te ouça e honre tua fé. - Falou o pai.
Tudo acertado. Douglas e Carolina se mudaram para a capital. Carolina iniciou seu trabalho como camareira e, nas horas vagas, aprendia os passos com o coreógrafo. Douglas fiel a promessa feita ao pai, cuidava de Carolina, como se fosse sua filha. Dias, semanas, meses se passaram, e a tal sonhada chance parecia não chegar.
Douglas se efetivou na Gráfica, mas Carolina parecia longe do seu objetivo.
- Vai desistir? - Perguntou Douglas.
- Nem pensar! Eu vou continuar tentando. Uma hora vai dar certo.
Sempre que podia, Carolina pedia uma chance, mas o quadro de dançarinas estava completo. "Não tem problema, continue crendo e trabalhando", pensava ela.
Quando desabafava nas cartas que enviava a sua mãe, a resposta que recebia era: " SE TIVERES FÉ, DO TAMANHO DE UMA SEMENTE DE MOSTARDA, VOCÊ REMOVERÁ MONTANHAS. NADA SERÁ IMPOSSÍVEL". E terminava dizendo: " REMOVA A SUA MONTANHA DE PEDRA EM PEDRA E LOGO VERÁ QUE CONSEGUIU".
Mais 2 meses se passaram e algo inesperado aconteceu: uma das meninas torceu o pé e surgiu uma vaga.
- É a sua vez, Carolina! - Falou Douglas. - Dance como nunca dançou antes, como se a sua vida dependesse dessa dança.
Carolina ouviu o irmão. Surpreendeu até o coreógrafo. Logo em seguida, a surpresa: um contrato de experiência para atuar como bailarina no Grupo de Apoio.
- É um começo - falou o Coreógrafo.
- Eu aceito! - Falou a Jovem.
 Daquele dia em  diante, Carolina não parou mais. Efetivou-se como  bailarina da companhia e seu esforço e dedicação foram recompensados. Em um ano, tornou-se a primeira bailarina do Grupo Jovem. Em meados de dezembro a companhia de dança apresentou o "Quebra Nozes", com  Carolina como 1ª bailarina. Na primeira fila, estavam o pai orgulhoso, a mãe emocionada e os 5 irmãos criando a torcida mais animada.
- É minha filha! - Falava o senhor Oscar.
- Ela conseguiu! - Declarou Dona Isaura.
Quando as cortinas se abriram, lá estava Carolina linda e feliz! Dona Isaura viu no palco  a bela jovem na ponta dos pés, e lembrou:
"VOCÊ CONSEGUE ME VER PELA FÉ, COMO UMA GRANDE BAILARINA, MÃE?
E com um sussurro, ela falou a filha, ao seu coração:
"SIM MINHA FILHA, EU VEJO!"




sábado, 6 de setembro de 2014

Pequenas Atitudes que fazem diferença - Generosidade e Gentileza

Estamos com um novo projeto na IM, pequenas atitudes que fazem a diferença....
Tratam-se de :
1- Perdão
2- Gratidão;
3- Generosidade (Partilha)
4- Gentileza;
5-Fé;
6-Paciência

Estamos trabalhando essas atitudes em nossos encontros... os Primeiros abordados é a Generosidade(partilha) e a Gentileza...
A Partilha estamos trabalhando através de nossa campanha do Brinquedo... e também através do feitio de corações... estamos colocando todo nosso amor e carinho nesses corações, e trabalhando juntos para que consigamos transmitir amor, paz, alegria, fé... a quem receber esses corações...
E a gentileza será desenvolvida através da entrega desses corações no Centro de São Bento do Sul, dia 13/09...
As crianças estão muito empenhadas em fazer os corações... por isso tenho certeza... Esses corações estão realmente sendo feitos com amor e dedicação, porque acreditamos que eles farão a diferença no dia de alguém....








estas são as fotos da entrega dos corações  no centro de São Bento do Sul-SC.
Fizemos a entrega das 09 as 10 horas da manha, depois fizemos um piquenique na pracinha.
O que aprendemos com essa Campanha:
* O mundo melhor depende de cada um de nós;
*Que é bom fazer alguém sorrir, mesmo que seja com uma simples mensagem em um coração;
* O amor contagia;
*Algumas pessoas não aceitaram o coração, ou pegarão sem dar muita importância, talvez algumas até jogaram no lixo; mas o importante é que demos o primeiro passo, para tornar esse dia e o mundo melhor, as que receberam com alegria, com certeza passaram esse gesto adiante, e as que não receberam ou não se importaram muito,talvez não esteja, acostumadas com gestos de carinho gratuitos como esse de hoje, por isso não devemos desistir delas.
* A experiência de ter um cartão negado, nos serviu de lição em nossa casa. Nós preparamos com carinho aquele coraçãozinho, decoramos, escrevemos... e sofremos quando alguém rejeita, oi nem agradece, nem olha direito... muitas vezes, agimos assim com nossos pais, amigos e até com Deus, recebemos tantas coisas boas e às vezes não agradecemos, não valorizamos... Percebemos a Importância de termos GRATIDÃO!!!























Agradeço a todos que participaram conosco desse encontro, como os pais motivadores, ao CPC de nossa comunidade, a Irmã Missionária Comboniana Giane Kischbauer, a todas as crianças e a todas as pessoas que receberam esse gesto de carinho!!!

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

DAI-ME SENHOR, UM CORAÇÃO BOM


Senhor, dai-me um coração sereno, capaz de amar a todas as pessoas; capaz de perdoar àqueles que me fizeram mal. Capaz de alegrar-se na alegria dos outros e de compreender a sua tristeza.
Dá-me Senhor, um coração forte para lutar contra o mal, a injustiça, contra a inveja. Um coração cheio de esperança e de fé, para não desistir diante das dificuldades e para não duvidar de ti na hora da dor.
Dá-me Senhor, um coração grande, onde caiba mais que somente a mim mesmo... onde caibam meus amigos, e também meus inimigos. Onde caibam todas as pessoas que eu encontrar, onde caibam todos, desde os animais, plantas, estrelas, até todas as pessoas do mundo.
Ensinai-me Senhor a te amar acima de tudo, para que assim eu possa te amar nos pequeninos, nos excluídos deste mundo, e em toda criação. 
Ensinai-me Senhor o caminho da verdadeira felicidade, que não está em receber e sim em doar-se por inteiro.
Amém!!! 

(taiane mariele schroder)

segunda-feira, 21 de julho de 2014

CONSTRUINDO PONTES


A Palavra de Deus é uma ponte entre Deus e o homem e ela tem a condição de levar a sabedoria, isto é ter sabor pelas coisas de Deus e reconhecer Jesus como salvador. A Bíblia comunica vida divina.
Vamos ouvir uma história?

Um rio dividia a floresta no meio. De um lado vivia um leão e do outro a onça, e os dois viviam brigando. Um dia o leão Falou para o jacaré:
- Eu vou viajar, mas já providenciei todo material. Quando eu voltar quero encontrar um muro bem alto para nem enxergar a onça do outro lado, assim termina todos os meus problemas. Encontrará todo material no jardim.
O jacaré perguntou:
- Você quer fazer o muro ou resolver o seu problema?
O leão já bem longe respondeu:
- Não me crie mais problema, eu lhe contratei para acabar com meus problemas.
Quando o leão voltou levou o maior susto. O jacaré havia construído uma ponte no lugar do muro. Enfurecido foi procurar o jacaré, mas quando olhou viu a onça vindo na ponte em sua direção. Que susto levou o leão quando escutou a onça dizer:
- Caro leão, agora sei que você é um amigo de verdade. Mandou construir uma ponte apesar do desentendimento que tivemos, gostaria de me desculpar. O leão balançou sua juba tentando por seus pensamentos em ordem:
- Eu mandei construir a ponte???!!! Você pediu “desculpas”!!!
O leão estava ainda a falar quando chegou o jacaré.
- Olá Dona Onça! Como vai Senhor Leão, foi bem de viagem? Espero ter resolvido o seu problema como me pediu.
- Parece que meus problemas realmente acabaram – respondeu o leão. Não tem muro impedindo que eu chegue até o rio, posso visitar a outra margem do rio e ainda ganhei uma amiga. Como você conseguiu isto?
- O mesmo material que constrói um muro pode construir uma ponte – disse o jacaré- assim como uma mesma situação pode ser usada para unir ou separar pessoas.
- Nós brigamos durante anos, que milagre aconteceu? – Perguntou o Leão.
- Vou contar-lhes um segredo: “as palavras também fazem ponte”. O que você sentia pela onça mudou quando a ouviu dizer “desculpe-me”. Por isto as palavras como obrigado, por favor, bom dia, boa tarde, boa noite e desculpe-me devem estar sempre prontas para serem ditas, até deixar nossa boca grande como a do jacaré. E abrindo sua grande boca o jacaré dizia:
- Repitam comigo: Desculpe-me; obrigado, por favor...
E tudo que o Jacaré falava todos repetiam.
- Desde então amiguinho, a paz voltou na floresta. O Leão e a Onça convidaram o jacaré para ficar morando ali, mas o Jacaré se recusou dizendo:
- Obrigado, mas eu não posso. Tenho outras pontes para construir.


sexta-feira, 4 de julho de 2014

Dinâmica DIA DA AMIZADE



DIA 20 DE JULHO, COMEMORAMOS O DIA DA AMIZADE; É UMA ÓTIMA  DATA PARA ESTIMULAR AS CRIANÇAS E JOVENS A TRABALHAR  EM EQUIPE, A RESPEITAR AS DIFERENÇAS, ETC...
NA MINHA COMUNIDADE VOU FAZER TIPO UMA FESTA JULINA, COM AS BRINCADEIRAS CITADAS NO POST ANTERIOR, E AINDA VOU ACRESCENTAR DUAS:
A DA JARRA, E A DINÂMICA DO ABRAÇO... PARA INCENTIVAR A PARTILHA CADA CRINAÇA TRARÁ UM DOCE OU SALGADO PARA PARTILHAR.
A DA JARRA TODOS CONHECEM, PEGAMOS UMA JARRA, E FAZEMOS NELA UMA MARCAÇÃO, PEDIMOS QUE AS CRIANÇAS E JOVENS SE DIVIDAM EM EQUIPES DE NO MÁXIMO 10 PESSOAS E NO MINIMO EM DUPLA, CADA EQUIPE TERÁ 05 TAMPINHAS DESSAS DE REFRIGERANTE, COM A TAMPINHA UM POR VEZ, DEVE IR ATÉ UM RECEPIENTE QUE TENHA AGUA, ENCHER A SUA TAMPINHA E IR ATÉ A JARRA COM A MARCAÇÃO, A EQUIPE QUE CONSEGUIR ENCHER A JARRA ATÉ A MARCA PRIMEIRO, VENCE.
ESSA DINÂMICA NOS FALA DA IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR EM EQUIPE.
E A DO ABRAÇO É SIMPLES:  ESSA EU ACHEI NO BLOGUE DA CEE- COMISSÃO EUROPA DE EDUCAÇÃO.

Dinâmica de Integração: Abraços de Urso

Essa dinâmica é um sucesso tanto entre os pequeninos quanto com os adultos.

Materiais a serem utilizados: 
  • uma caixa decorada. Dentro: papeizinhos com números de 1 a 11 
  • cartões com os tipos de abraços e 
  • um  aparelho de som e CD com músicas animadas.
  • TIPOS DE ABRAÇOS:
  1. Abraço de urso – bem apertado, ergue o amigo do chão; 
  2. Abraço de lado – ficam os amigos lado a lado e se abraçam; 
  3. Abraço pelas costas – o amigo abraça o outro pelas costas;
  4.  Abraço do fundo do coração – é aquele com carinho; 
  5. Abraço zen – encostar as palmas das mãos um no outro; 
  6. Abraço sanduíche – escolher dois amigos e um fica no meio para o abraço; 
  7. Abraço grupal – todos os participantes se abraçam uns aos outros formando um grande círculo; 
  8. Abraço de rosto colado – encostar o rosto no amigo e abraçar; 
  9. Abraço clássico – abraçam-se normalmente; 
  10. Abraço relâmpago – um abraço rápido; 
  11. Toque extra – tapinhas nas costas.

Em grupos grandes, mais de vinte participantes, fazer a dinâmica de modo que o abraço que for sorteado seja realizado por todos do grupo. Ou seja, todos os participantes trocam entre si o abraço. Já com um grupo menor a pessoa que sortear o abraço escolherá uma do grupo para abraçar.


A dinâmica consiste em passar uma caixa de mão em mão, enquanto a música estiver tocando, quando parar a música a pessoa que estiver de posse da caixa pegará uma ficha numerada e o número que sair será escolhido o cartão com o tipo de abraço a ser  dado pelo participante, e ou, participantes. A dinâmica termina quando todos os cartões forem sorteados.


É interessante como a dinâmica torna-se divertida e voltada para os valores de amizade e carinho, que fazem tão bem a nossa inteligência emocional.”  

Cartões para o jogo:

 





CELEBRAR A AMIZADE É MUITO IMPORTANTE, NÃO SÓ NO DIA 20 DE JULHO, MAS TODOS OS DIAS ...
ESTIMULAR A AMIZADE É MUITO IMPRTANTE NESSE MUNDO QUE CADA VEZ SE TORNA MAIS INDIVIDUALISTA, MAIS EGOÍSTA...
ABAIXO ALGUNS DESENHOS PARA COLORIR SOBRE AMIZADE:





















quinta-feira, 3 de julho de 2014

Em tempos de festa junina / julina... dinâmica

Essa é  uma sugestão de brincadeira para se fazer com as crianças ou jovens, em comemoração a festa junina/julina.
Podemos fazer uma pequena comemoração sem perder a oportunidade de usar dessa comemoração para levar as crianças e jovens a refletirem sobre algumas situações do dia-a-dia.

Pode pedir que venham trajados, inicie com uma musica bem animada e uma oração, e depois começam as brincadeiras...

Dança da Cadeira - bem essa é a tradicional dança da cadeira, mas com um sentido totalmente novo...
através dela podemos refletir sobre as pessoas que são ignoradas, que são esquecidas no mundo e no nosso dia-a-dia, sobre os excluídos... pois muitas vezes, durante o nosso dia-a-dia, nas escolas, no trabalho, na rua, acabamos excluindo as pessoas por causa de roupa, condição social, cor, etc... através da dança da cadeira podemos refletir como cada um se sentiu quando ficou de fora da brincadeira, e podemos refletir também sobre nossas atitudes, muitas vezes só pensamos em nós, só pensamos em ganhar, e acabamos machucando as pessoas.
Jogo de argolas... esse jogo é bem legal, você pode usar quantas garrafas quiser, o importante é que haja mais de 05 garrafas, ( as garrafas devem ser de vidro, se não tiver pode ser aquelas de 500 ml- de água, mas que devem ser enchidas com areia para ficarem mais pesadas). Nas garrafas você irá escrever coisas boas e ruins, por exemplo: paz, amor, justiça, injustiça, desigualdade, ódio, guerra, egoísmo, violência, etc...
O importante é que você coloque mais garrafas com palavras ruins, e poucas com palavras boas. Na hora de organizar, coloque as com palavras ruins em locais mais fáceis de acertar, sem muitos obstáculos e as com palavras boas, mais escondidas...
As argolas podem ser feitas cortando em tiras a garrafa de 02 litros, faça umas 05 argolas.
A brincadeira funciona assim, precisa acertar as argolas nas garrafas que contenham palavras boas, cada argola acertada, vale 20 pontos... já se acertar nas garrafas com palavras ruins, perde 50 pontos.
Reflexão: é muito fácil cometer erros, escolher o caminho errado, pois praticar o mal é fácil: é fácil se vingar, ser grosseiro, egoísta, etc... mas em nossa vida precisamos buscar as coisas do alto, as coisas boas, pois apesar de ser mais dificil, é mais gratificante.
Corrida de uma perna só: também é bem tradicional, formamos uma dupla e amarramos a perna dos integrantes juntas, formando "uma só" , eles devem fazer um percurso,  a dupla terminar primeiro ganha.
Reflexão: precisamos aprender  a andar juntos, a respeitar o outro, suas caracteristicas,etc... pois sozinhos podemos até ir mais rápido, mas chegaremos infelizes....
A pescaria: faça os peixinhos, pelo menos um  para cada integrante, coloque em cada um, um numero, eles deverão ser pescados em sequencia, e cada peixe deve estar escrito, este presente deve ser passado para a pessos mais ... e aí coloca uma qualidade, por exemplo: mais sabia, mais alegre, mais divertida, etc... o presente deve ir passando até chegar no ultimo peixinho, onde estará escrito, para a pessoa mais amiga, e ai devemos lebrar que amizade é compartilhar, por isso abre-se o presente que deve conter um doce ou lembrança para cada integrante, e devemos lembrar também que todos nós temos qualidades.

Boa festa a todos.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

ENVIO DE COROINHAS...

 Dia 27 de junho, foram enviadas 08 crianças para a missão de servir o altar, para a missão de coroinhas.
Agradecemos ao Padre Everton que veio de Campo Alegre, celebrar a missa, e parabenizamos as crianças pela sua coragem e dedicação em assumir esse ministério.
Nossa comunidade não tinha coroinhas já há alguns anos, e através da Infância Missionária, surgiram crianças dispostas a assumir essa  missão.





terça-feira, 24 de junho de 2014

RECEITINHAS ....

SALADA DE FRUTAS:
 Essa é uma receita deliciosa para fazer com as crianças de lanche:
Ingredientes: variam de acordo com o tamanho da sua turminha...
1 cx de morango
1 caxo de uva
1 maça
1 lata de leite condensado
1 barra de chocolate

Modo de Preparo:
Lave bem as frutas, corte o chocolate, os morangos e as maças em cubinhos, coloque em copinhos plásticos, coloque a uva, misture...
Derrame um pouco de leite condensado e por ultimo coloque os cubinhos de chocolate...
é uma delicia...

Pão Italiano:
esse é um pãozinho bem simples de fazer, você vai precisar de
500 gramas de trigo
20 gramas de fermento biologico
meia colher de sopa de sal e
agua

Modo de Preparo:
em uma tigela, coloque o trigo, o fermento e misture, coloque o sal, e mecha... por ultimo acrescente a  agua, vá acrescentando aos poucos, até formar uma massa consistente que desgrude do fundo da tigela.
sove bem, jogue um pouco de trigo por cima e deixe descansar por uma hora... depois sove mais um pouco, coloque em uma forma untada, jogue trigo por cima e deixe descansar 30 minutos, pre-aqueça o forno em 200º por 10 minutos, faça cortes no pão e leve assar por 40 minutos.  Fica tipo uma broazinha, bem gostosa.


Brigadeiro que não vai ao fogo
Essa é uma receitinha pra fazer com os pequenos, é um brigadeiro fácil de fazer, que não vai ao fogo e fica delicioso. Você vai precisar de :
- 1 lata de leite condensado;
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó;
- 1 xícara e meia de leite em pó;
- Chocolate granulado para enfeitar e manteiga para untar as mãos.
Em uma tigela, misture bem o leite condensado, o chocolate em pó e o leite em pó até formar uma massa homogênea, depois, leve a massa na geladeira por 40 minutos.( Enquanto a massa fica na geladeira, dá pra fazer umas brincadeiras, contar histórias, etc.)
Após esse tempo, basta untar as mãos com a manteiga, enrolar o brigadeiro no tamanho que preferir e passá-lo no granulado.
Essa receita rende aproximadamente 30 a 35 brigadeiros pequenos.
 Variação de receita:
Você pode fazer essa mesma receita de brigadeiro, mas enrolar no morango, fica uma delicia... você prepara o brigadeiro, deixa a massa na geladeira por 40 minuos para pegar consistência, lava os morangos e tira as folhinhas, mas ATENÇÃO não corte, puxe delicadamente as folhinhas, para que o morango não chore; depois envolva o morango na massa e passe no granulado. é delicioso.

 






sexta-feira, 9 de maio de 2014

atividades para fazer com as mães...

O dia das mães já está aí, e depois de muito pensar o que poderia fazer com as crianças para homenagear essa pessoa tão importante e preciosa na vida de todos nós, resolvemos fazer um café da manhã especial, com algumas coisinhas simples para as mães,e  com algumas dinâmicas...

Mãe sempre reconhece o seu filho...
pode ter 2000 crianças saindo ao mesmo tempo da escola, mas ela sabe qual é o filho dela...
as mães japonesas também nos mostram isso, pois em meio a tantas crianças japonesas saindo da escola, ela sabe exatamente quem é o filho dela...
Mães de gemeos também conhecem seus filhos, ela não se confunde, ela sabe quem é quem ....
Por isso no nosso café da manha especial, vamos vendar as mães e cada uma deverá reconhecer os seus filhos que estaram todos enfileirados...

Depois vamos fazer a dinâmica do presente onde o presente será passado para as  mães:
- primeiro para a mãe mais velha; ( a sua experiência pode servir como inspiração e ajuda para as mães mais jovens, por isso você irá passar o presente para a mãe mais jovem)
- depois para  a mãe mais nova; ( ser mãe é um presente, mas também exige dedicação total com os filhos, tanto que às vezes falta tempo para cuidar de si mesma, para descansar, por isso você vai presentar a mãe mais vaidosa)
-  para a mãe mais vaidosa;  ( Cada mulher carrega em si uma beleza unica, e ao ser mãe recebem uma beleza a mais, recebem a graça de se alegrar pelo filho, de rir com ele, de sonhar com ele, Às vezes os problemas vem, mas o importante é não desanimar, pois filhos são uma alegria eterna...´por isso passe esse presente para a mãe mais animada)
-  para a mãe mais animada: hoje é um dia especial, é seu dia, um dia de alegria...para quem tem poucos ou muitos filhos...passe esse presente para a mãe que tem poucos filhos...
mãe que tem poucos filhos: parabéns pelo seu dia, mas esse presente ainda não é seu, você irá passa-lo para a mãe que tem mais filhos, afinal ela merece...
- e por fim para a mãe que tem mais filhos...( parabens pelo seu dia... ser mãe de uma maneira em geral é aprender a se doar, é deixar de viver só pra si, é dividir a sua vida e felicidade com os filhos, por isso esse presente não é só seu, mas de todas as mães presentes, por isso como simbolo dessa doação que vocês mamães fazem por seus filhos, você mãe que divide amor entre todos os seus filhos divida esse presente com as outras mães...


sexta-feira, 25 de abril de 2014

Idéias para o dia das mães

O dia das mães tá chegando separei aqui algumas idéias que achei interessante, e que são bem fáceis de fazer com crianças...
Neste ano, que será nosso primeiro com dia das mães, queremos botar algumas dessas idéias em prática para deixar o dia das nossas  mamães e das mães da comunidade ainda mais iluminados...

Idéia 01:
Esquete de dia das mães.( site: www.teatrocristão.com.br/esquetes)

Pra ser montada com as crianças, e homenagear as mamães.

As crianças não têm fala.

Todas as falas sao feitas por um narrador.

SOL
NARRADOR: Mamãe, sua luz nos irradia a cada dia. Você brilha como o Sol que ilumina todos nós. ( Entra o Sol) Precisamos de sua luz para viver!
FLORES (Quantidade ilimitada)
NARRADOR: Mamãe, você é a flor principal de nossa vida.(Entram as flores) Seu perfume traz o aroma de amor e torna nossas vidas mais bonitas e floridas como um lindo jardim.
SOLDADINHOS (Quantidade ilimitada)
NARRADOR: Melhor que mil soldados é a sua proteção.( Entram os soldadinhos) Com dedicação sempre cuida de nós. Crescemos felizes, pois nos sentimos seguros com você sempre perto nos ajudando.
ESTRELINHAS: (Quantidade ilimitada)
NARRADOR: Sua beleza é como as estrelas no céu.( Entram as estrelinhas) A noite se torna muito mais linda. Com seu sorriso contagiante e seu olhar de anjo, nos enche de ternura. Você é a minha Miss Universo!!!
ARVORES (Quantidade ilimitada)
NARRADOR: Sem as árvores não haveria vida na terra. (Entram as árvores) O que seria de mim sem você? Deus te usou para me dar vida. Nove meses até o meu nascimento e uma vida em desenvolvimento.
MARIA
NARRADOR: Maria foi a mamãe de Jesus. Um exemplo de mãe, cheia de amor. Da qual nasceu nosso Salvador. Ela teve um papel importante e uma grande exemplo deixou.
PRESENTE (Criança com presente)
NARRADOR: Ganhei um lindo presente. Um presente muito valioso. Que cuidarei por toda a minha vida. Terei sempre comigo e o amarei por toda a vida.(Abre o presente e tira um coração escrito: MAMÃE .
 
Idéia 02:
Que tal chamar as mamães pra tomar um chá bem gostoso, durante o chá as crianças podem fazer apresentações para as mães,poesias, danças, etc... 
A minha sugestão é que quando as mães estiverem entretidas conversando, as crianças entrem cantando a música do Roberto Carlos: Como é Grande O Meu Amor Por Você, abaixo tem a cifra simplificada retirada do site: cifra club

Como É Grande o Meu Amor Por Você

Roberto Carlos



Tom: D


D7         G
Eu tenho tanto pra lhe falar
          D                Bm
Mas com palavras não sei dizer
                      A        D  D7
Como é grande o meu amor por você

         G
E não há nada pra comparar
       D            Bm
Para poder lhe explicar
                     A         D  D7
Como é grande o meu amor por você

            G              A
Nem mesmo o céu, nem as estrelas
                       Bm
Nem mesmo o mar e o infinito
                        A
Não é maior  que o meu amor
            D   D7
Nem mais bonito

        G          A
Me desespero a procurar
                    Bm
Alguma forma de lhe falar
                     A        D   D7
Como é grande o meu amor por você

           G
Nunca se esqueça nenhum segundo
                D             Bm
Que eu tenho o amor maior do mundo
                     A        D
Como é grande o meu amor por você
             Bm           A        D
Mais como é grande o meu amor por você 
 
 
Idéia 03:
Esta é uma idéia de presente fácil de fazer e que tem como intuito motivar as 
crianças a ajudar a mamãe nos serviços de casa: 
é um VALE-SERVIÇO
Pra fazer é bem fácil, basta pegar uma caixinha( pode ser de fósforo), e pinta-la, decora-la a 
gosto... depois recortamos cartolina em pedaços que caibam dentro da caixinha, nesses pedaços de 
cartolina escrevemos alguns serviços de casa, exemplo:
 

Vale : varrer o chão.
vale: enchugar a louça

    em fim entre gestos de carinho e coisas simples que as crianças podem fazer para ajudar a mamãe neste dia tão especial...

 
vale um abraço

vale: arrumar a mesa pro almoço

  Lembre de dizer a elas que o dia das mães é todo dia e todo dia podemos ajudar nossa mãe com uma tarefa caseira...





segunda-feira, 31 de março de 2014

A estrelinha da ESPERANÇA!!!

Era uma vez... milhões e milhões de estrelas no céu. Havia estrelas de todas as cores: brancas, lilases, prateadas, douradas, vermelhas, azuis. Um dia, elas procuraram o Senhor Deus Todo Poderoso, o Senhor Deus do Universo, e disseram-lhe:

- Senhor Deus, gostaríamos de viver na Terra entre os homens.

E Deus respondeu que já que assim desejavam, que assim seria feito:

- Conservarei todas vocês pequeninas como são vistas e podem descer à Terra. Conta-se que naquela noite, houve uma linda chuva de estrelas. Algumas se aninharam nas torres das igrejas, outras foram brincar e correr com os vaga-lumes no campo, outras misturaram-se aos brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada. Porém, passado algum tempo, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para o Céu, deixando a Terra escura e triste.

- Porque voltaram? - perguntou Deus á medida que elas chegavam ao céu.

- Senhor, não nos foi possível permanecer na Terra, lá existe muita miséria, muita desgraça, fome, muita violência, muita guerra, maldades e muita doença.

E o Senhor lhes disse:

- Claro, o lugar de vocês é aqui no céu. A Terra é o lugar transitório, daquilo que passa, do ruim, daquele que cai, daquele que morre e onde nada é perfeito. Aqui no céu é o lugar da perfeição. O lugar onde tudo é imutável, onde tudo é eterno, onde nada perece.

Depois de chegarem todas as estrelas e conferido seu número, Deus notou a falta de uma estrela e perguntou aos anjos por ela. Um deles respondeu:

- A estrela que está faltando resolveu ficar entre os homens; ela descobriu que o seu lugar é exatamente onde existe a imperfeição, onde há limites, onde as coisas não vão bem.

- Mas, que estrela é esta? - voltou Deus a perguntar.

- Por coincidência, Senhor, era a única estrela desta cor. A estrela verde. A cor do sentimento da esperança.

E quando então olharam para a Terra, a estrela já não estava só. A Terra estava novamente iluminada, porque havia uma estrela verde no coração de cada pessoa. Porque o único sentimento que Deus não tem, é a esperança. Deus já conhece o futuro, e a esperança é própria da natureza humana. Própria daquele que cai, daquele que erra, daquele que não é perfeito, daquele que ainda não sabe como será o seu futuro."

Que a estrela verde permaneça sempre em nossos corações, nos encorajando a seguir sempre em frente apesar das dificuldades, dos espinhos e das pedras do caminho!!!

quinta-feira, 27 de março de 2014

Oração da manhã

Comece bem o seu dia, agradecendo por ele e colocando nas mãos de Deus, tudo o que você for fazer hoje.

ORAÇÃO DA MANHÃ

Obrigado Senhor Jesus, pela noite de descanso que tive, e por este lindo dia que preparaste para mim com tanto carinho. Obrigado Senhor pela minha família, por todos terem acordado bem e com saúde.
Que o Senhor abençoe este nosso dia, esteja conosco em cada momento, nos guie pelos caminhos que teremos que percorrer, nos auxilie nas decisões que teremos que tomar, nos de forças para enfrentar as dificuldades e paciência para com nossos irmãos .
Que eu seja Senhor um instrumento de Tua paz e de Teu amor, e que por onde eu passe eu irradie a Tua LUZ!!!
Amém.
(autora: taiane mariele schroder)

segunda-feira, 17 de março de 2014

ADOTE, PROTEJA, CUIDE, AME E RESPEITE OS ANIMAIS...

Nossa missão é amar... amar a todos, desde o menor dos animaizinhos, até pessoas de outras etnias e idéias...

Quem é capaz de maltratar um animalzinho, não é capaz de amar a ninguem...
Denuncie os maltratos aos animais, ame, proteja, cuide de seus animaizinhos e respeite-os...
Eles tem vida, tem sentimentos, tanto que te amam incondicionalmente...
 Não pedem nada, apenas carinho e um lar...
e te dão alegria, carinho, e um amor gratuito... e ... infinito....